Itamaraju: Um homem de 23 anos foi flagrado transportando duas crianças em uma moto na BR-101, trecho de Itamaraju, no sul da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma das crianças estava sem capacete.
O caso aconteceu no último sábado (10), no Km 809, durante fiscalização da Operação Nossa Senhora Aparecida. Os agentes abordaram o veículo e constataram que a menor de 5 anos viajava sem qualquer equipamento de segurança.
Já a criança de 8 anos, apesar de usar capacete, também estava em situação de perigo, porque tinha que proteger a irmã e ainda segurava bolas de aniversário em uma das mãos. A PRF ressaltou que transportar criança menor de 7 anos em motocicleta é infração de natureza gravíssima. O infrator motociclista foi autuado por:
Transitar com o veículo com lotação excedente;
Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor transportando passageiro sem capacete;
Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor transportando menor de 7 anos.
Conforme a PRF, as multas somaram mais de R$ 700 e geraram 18 pontos na carteira do motociclista. Além disso, o condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vai responder pelo crime de expor a vida ou a saúde de outra pessoa a perigo direto.
Registros no feriado prolongado
Durante o fim de semana prolongado, por causa do feriado de Nossa Senhora Aparecida, a PRF informou que uma das infrações mais constatadas foi a ultrapassagem proibida, com 1.043 registros.
Durante as abordagens, foram realizados 894 testes com etilômetro (bafômetro), que flagraram 49 condutores dirigindo sob efeito do álcool. Destes, 3 motoristas foram detidos por embriaguez ao volante e foram encaminhados à Delegacia de Polícia para responderem criminalmente. Eles também tiveram as carteiras recolhidas.
Nas fiscalizações, a PRF também emitiu 92 autos de infração para motociclistas ou passageiro sem capacete e 22 motoristas foram flagrados trafegando manuseando o aparelho celular. Sem o cinto de segurança, foram 482 autuações. Quando o alvo das fiscalizações foi a criança sem cadeirinha, 58 autos foram emitidos.
Fonte: G1