Teixeira de Freitas: O Tenente Coronel Anacleto França tomou posse esta semana do cargo de comandante da Polícia Militar de Teixeira e enviou uma carta aberta à população teixeirense, e disse que atuará com transparência, respeito às leis, isenção, eficiência, eficácia, rigor, honestidade, simplicidade e, sobretudo, o respeito às pessoas.
Segue a Carta na Íntegra:
"Senhoras e Senhores,
Após assumir o Comando da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar, (87ª CIPM), responsável pela polícia ostensiva nesta cidade de Teixeira de Freitas, peço licença para encaminhar a todos da comunidade a seguinte mensagem:
A polícia é da sociedade, e não é uma instituição voltada para repressão. É um instrumento de pacificação dos conflitos, de garantia da democracia, dos direitos individuais e coletivos. Embora seja força, é uma força a serviço da lei. A qual deve ser usada no mais absoluto limite que ela nos impõe.
Assim, atuaremos com transparência, respeito às leis, isenção, eficiência, eficácia, rigor, honestidade, simplicidade e, sobretudo, o respeito às pessoas. Esses princípios, aliados a fé em Deus, sempre nos nortearão.
Durante o período em que estiver à frente do Comando, não serão apenas com palavras que definiremos as ações de policiamento ostensivo em nossa Cidade, mas com a capacidade de identificar o inimigo, combatê-lo, e nunca se pacificar com ele.
Também não buscaremos ser protagonistas na proteção da comunidade; trabalharemos com as demais instituições encarregadas de aplicar a lei para fazer parte de um sistema forte e harmônico dentro do conjunto da sociedade.
É importante dizer também que o crime é uma ferida do tecido social. Por ser uma ferida social é de fato um problema da comunidade, nasce na comunidade. Daí carece a atenção de todos na busca pela solução do atual quadro de insegurança pública que assola as cidades brasileiras.
Para prevenir e enfrentar o crime é preciso o aprimoramento das ações, investimentos constantes e principalmente o compromisso de todos, porque a parte da PM é importante no processo, mas é apenas uma parte.
É preciso esclarecer que o objetivo último, final, de nossa política de segurança ostensiva não será o de erradicar o crime; buscaremos o seu mais absoluto controle precipuamente através da prevenção. Todos sabemos que o total extermínio da criminalidade é algo utópico.
É necessário ainda estarmos vigilantes e cautelosos ao fato de que não haverá paz sem a polícia, porque nenhum país prospera sem ordem e sem o cumprimento da lei. E, é a polícia quem detém a missão principal de garantir a ordem, uma polícia fraca somente interessa a criminosos.
Sem desconsiderar nossos erros, porque somos humanos, sem esquecer nossas limitações, tenham certeza que a Polícia Militar estará sempre disposta, mesmo com risco da própria vida, a proteger todas as crianças, mulheres e homens de bem que estejam nesse munícipio.
Somente unindo forças, cooperando, interagindo, ainda que no anonimato, que seremos capazes de nos desvencilhar das armadilhas de audaciosos delinquentes e de suas artimanhas.
Deus abençoe a todos!"
Teixeira de Freitas, 04 de março de 2021.
PMBA, UMA FORÇA A SERVIÇO DO CIDADÃO.
TEN CEL PM ANACLETO FRANÇA
COMANDANTE 87ª CIPM.