Teixeira de Freitas: Policiais civis e militares de Teixeira de Freitas e da região (8ª COORPIN) não vão receber este ano, o Prêmio de Desempenho Policial (PDP), que vai ser pago na próxima segunda-feira, 17 de maio. Segundo anunciou o governador Rui Costa, serão R$ 13 milhões em prêmios para as Unidades que conseguiram reduzir o número de violência, sobretudo, o crimes contra a vida. Teixeira de Freitas e região receberam este prêmio o ano passado devido à redução no número de homicídios.
Este ano, o PDP do primeiro semestre não será recebido pelas centenas de policiais da região. E nossa equipe de reportagem vem recebendo diversas denúncias de moradores questionando por que fechou o Núcleo de Homicídios da 8ª COORPIN? E onde estão aquelas elucidações que eram publicadas quase que toda semana na imprensa local? Por que ninguém mais ouve falar em Pasta de Homicídio? (nome dado após o fim do NHT). Será que o aumento no número de homicídios não estão relacionados ao fechamento desta Pasta?
Para responder a essas perguntas, nossa equipe de reportagem buscou informações, e descobriu só no primeiro semestre do ano passado, a Delegacia de Teixeira de Freitas registrou 25 homicídios. Só nos quatro primeiros meses desse ano já foram registrados 36 homicídios e ainda faltam 02 meses para terminar o semestre. Teixeira voltou a ter números altos de homicídios. Só no mês de abril foram 12, e os crimes não estão sendo elucidados. Nossa equipe de reportagem não sabe se estão sendo investigados, mas, não elucidados, isso é fato.
“Não vejo mais prender ninguém acusado de homicídio em Teixeira. Antes toda semana saia uma reportagem sobre elucidação. Os dois delegados que trabalhavam com homicídio foram jogados no plantão, isso é um absurdo. A Polícia Civil não trabalha mais com números, estatística. A Polícia Civil deveria se chamar Polícia Burocrática. Parece que ninguém sai às ruas para investigar. Parece que os inquéritos não andam. O que aconteceu com a Polícia Civil de Teixeira?”, questionou um comerciante que não quis se identificar.
Em 2019 e 2020 a Pasta de Homicídios foi responsável pelo maior número de elucidação de crimes contra a vida da história do estado da Bahia. A redução no número de homicídios, claro, teve grande contribuição da Polícia Militar (87ª CIPM), Companhias Especializadas (CAEMA e RONDESP); Apoio do Conjunto Penal, Ministério Público e Judiciário, são de fundamental importância nesse contexto. Mas, o que houve que crimes não são mais elucidados? Com a palavra, a Polícia Civil, a Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matérias Relacionadas:
8ª COORPIN elucida crimes acima da média nacional: 89 homicídios são registrados em 2018