Teixeira de Freitas: A imprensa teixeirense e baiana perdeu na madrugada desta sexta-feira (25), um de seus mais brilhantes comunicadores. Teixeira de Freitas perde um ilustre cidadão, um grande jornalista, um excepcional radialista. Ramiro Guedes, 73 anos de idade, faleceu nesta madrugada no HMTF por falência múltipla dos órgãos. Diabético, teve Covid-19 e com diversos problemas de saúde, vinha lutando pela vida até esta madrugada.
Ramiro Guedes nasceu na cidade de Teófilo Otoni/MG, em 12 de março 1948. Radialista há 40 anos, se formou em Letras em uma extensão da Universidade Católica na cidade de Pedro Leopoldo/MG. Chegou a Teixeira de Freitas no dia 09 de maio de 1990 (aniversário da cidade), a convite do prefeito de Teixeira da época (Francistônio Pinto) para trabalhar na Radio Caraípe FM, onde comandou por muitos anos o famoso programa Almoço à Brasileira.
Ramiro Guedes foi um dos grandes responsáveis pela profissionalização do jornalismo radiofônico na região. O primeiro curso de radialista da história de Teixeira de Freitas foi feito no Espaço Cultural da Paz, por uma iniciativa do Zé da Baiana com o auxílio de Ramiro Guedes. Eles trouxeram o sindicato para a cidade e o curso durou um ano. Ramiro foi, no período de 2012 a 2016, o secretário de Cultura do município, e sempre foi um ícone local no assunto cultura, pois lutou muito pela valorização dos artistas da terra.
Os últimos trabalhos de Ramiro no Rádio foram na Rádio Sucesso FM e Rádio Câmara. O jornalista Edvaldo Alves lembra do período em que trabalhou com Ramiro Guedes na Rádio Sucesso FM. "Grandes momentos passei ao lado de Ramiro Guedes. Grande profissional, grande professor, brilhante intelectual. Teixeira perde um ícone da Comunicação. Ramiro Guedes também escreveu a Coluna: A Nica da Liberdade por mais três de anos para o site Liberdade News.
O amigo de Ramiro Guedes ex-vereador Marcílo Goulart disse que é uma grande perda para a cidade. "Sentimento de tristeza, a cidade perde um grande jornalista. Eu continuo acreditando que o homem faz planos e Deus dá o destino pra tudo e Deus soube o que era melhor para Ramiro Guedes, pois ele estava sofrendo muito com as comorbidades que ele já tinha e chegou o momento do chamado de Deus. Agradeço a todos que têm ligado e a vocês da comunicação que têm noticiado o fato", disse Marcílio.
O local de velório será na Câmara Municipal de Vereadores e o local e horário de sepultamento ainda não foi definido pela família. A equipe do Sistema Liberdade de Comunicação se solidariza com a família e roga ao Pai Celeste que conforte a todos.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews