Teixeira de Freitas: Diante dos casos de estelionatos, que estelionatários vêm aplicando em sequência nas redes sociais, e em especial o OLX, a nossa reportagem, ouviu vários pessoas, que foram lesadas por estelionatários na cidade de Teixeira de Freitas. Em menos de 48 horas foram registrados 04 (quatro) boletins de ocorrências na Delegacia da Polícia Civil de Teixeira, um dos casos registrados, foi de uma vítima, relatando que colocou seu veículo a venda em uma rede social.
Segundo a vítima, um senhor (sem qualificação), entrou em contato com ela por meio de Whatsapp, dizendo que compraria o veículo e ia entregá-lo a outra pessoa com finalidade de quitar uma dívida. O interessado no veículo encontrou-se com a suposta vítima e alegou que iria pedir aval a outra pessoa sobre a compra deste veículo. A suposta vítima, então, diz ter confiado na entrega do veículo, mesmo sem a antecipação de qualquer valor.
Ainda segundo a vítima, o veículo encontra-se não quitado, bem como não houve entrega do DUT, e ela tenta contato com os dois indivíduos envolvidos na compra para regularizar a situação, mas, não obtém resposta.
A Reportagem do Liberdade News conversou com o delegado titular, Ricardo Amaral Magalhães, da Polícia Civil de Teixeira, e ele nos informou como evitar cair nesse golpe:
A) Desconfie de ofertas com valores muito diferentes do valor de mercado;
B) Não aceite intermediários desconhecidos durante uma negociação de compra e venda;
C) Na condição de comprador, não faça pagamentos em contas bancárias de titularidades de terceiros, que não possuem vínculo com o objeto da negociação;
D) Confira através do google se agência bancária indicada pelo vendedor para o pagamento da compra é da cidade do local onde ele diz residir ou do local onde o veículo se encontra. Na maioria dos golpes, as agências bancárias indicadas são de cidades que nada têm a ver com os envolvidos ou com o bem objeto da negociação.
Caso seja vítima deste golpe, procure a Delegacia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, e registre um Boletim de ocorrência.
Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews