A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) começa a enviar, neste sábado (18), mensagens de alerta via SMS para moradores de cidades com previsão de chuvas mais fortes. O serviço é gratuito e tem como objetivo reservar vidas e reduzir danos humanos, materiais e ambientais.
Através do Alerta SMS, serão mandadas informações de novas previsões de chuvas, áreas de risco, deslizamento de terra, inundações e outras ocorrências, além de direcionamentos sobre como agir em casos de problemas causados pelos fenômenos climáticos.
Para receber os textos, é necessário fazer um cadastro, enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.
Para este fim de semana, a previsão é de mais chuva para cidades baianas, sobretudo as que ficam na faixa litorânea, desde o extremo sul até Salvador.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), isso ocorre por causa do sistema de baixa pressão, que está canalizando a umidade da região amazônica para o estado. Há um sistema sobre o continente e outro sobre o oceano, ambos passando rapidamente no sul do Brasil e estão estacionados no sul da Bahia.
O Inmet destaca que, apesar da baixa pressão, ainda não há a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma faixa de nuvens que se estende desde o sul da região amazônica até a região central do Atlântico Sul, e foi responsável pelo temporal que destruiu diversas cidade no extremo sul do estado.
Fonte: G1