Caravelas: Uma mega operação ocorrida na manhã desta quarta-feira, 17 de agosto, reuniu policiais civis da Delegacia Territorial de Caravelas e 8ª COORPIN, comandados pelo delegado Marco Antônio Neves, e participação dos delegados Kleber Gonçalves (Prado) e Maderson Souza (Alcobaça), além de participação da CIPPA Ambiental, comandada pelo Ten/PM Marçal; CAEMA, comandada pelo Subtenente Thomaz; policiais militares da 88ª CIPM, comandados pelo Sub/Ten Watson e Policiais Militares do PETO, comandados pelo Ten/PM Nunes, em um total de 24 Policiais e a utilização de 08 (oito) viaturas.
A Operação “Madeira Legal” foi deflagrada com o objetivo de cumprir Mandados de Busca e Apreensões, combatendo furtos de madeira para produção de carvão e comercialização na região, pertencentes ao município de Caravelas e outras cidades. A operação envolveu seis alvos, e os policiais conseguiram encontrar 12 (doze) fornos, os quais foram localizados e destruídos, sendo apreendidos ainda 360 (trezentos e sessenta) sacos de carvão prontos para comercialização.
A ação ocorreu na Comunidade de Volta Miúda, Povoado de Espora Gato e Distrito de Taquari, em Caravelas. Foram apreendidos ainda 05 (cinco) espingardas de fabricação artesanal, inclusive obtendo informações de quem seria o suposto fabricante das espingardas; aproximadamente 40 metros de madeira furtadas que seria utilizada na fabricação de carvão e aproximadamente 7 metros cúbicos de carvão vegetal, produzidos com madeira furtadas ou retiradas de áreas de reserva e 04 (quatro) motosserras que se encontravam sem registro.
Foram conduzidas para a Delegacia de Caravelas, 04 (quatro) pessoas, sendo uma delas autuada em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e as outras três assinaram um Termo de Compromisso em Juízo, sendo lavrado TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) por terem praticado crime previsto no Artigo 46 da Lei Ambiental.
Por: Lenio Ciddreira/Liberdadenews