Porto Seguro: O indígena Carlone Gonçalves da Silva, de 26 anos, morador da Aldeia Boca da Mata, em Porto Seguro, que estava desaparecido desde a noite de 21 de setembro, foi encontrado morto por volta das 15h de quinta-feira (13).

O corpo, já em avançado estado de decomposição, foi localizado na Aldeia Cassiana, próximo à Fazenda Brasília, que fica dentro do Território de Barra Velha, área que está em processo de ampliação pela Funai e é foco de recentes conflitos entre fazendeiros e indígenas da etnia Pataxó.

De acordo com o delegado Laerte Eduardo Neto, responsável pela investigação, o cadáver foi encontrado por trabalhadores de uma cooperativa de coleta de sementes. O delegado informou que só será possível estabelecer a causa da morte após os exames de necropsia.

Continua depois da publicidade

Próximo ao local onde estava a ossada havia alguns objetos pessoais de Carlone. No entanto, devido ao estado de decomposição, será necessário o exame de arcada dentária para confirmar a identidade da vítima.

A força-tarefa criada pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA) para coibir conflitos entre fazendeiros e índios, e que desde setembro está na região, já foi acionada.

BUSCA PELA REGIÃO – Carlone era casado e tinha dois filhos menores de idade. Segundo a viúva, d’ Ajuda Rosário, de 25 anos, durante todo o tempo em que o marido esteve desaparecido, a comunidade realizou buscas pelas aldeias da região.

Segundo o delegado responsável pelas investigações, a vítima desapareceu quando estava retornando de moto à Aldeia Boca da Mata, juntamente com um amigo, depois de visitar parentes na Aldeia Pé do Monte. Durante o trajeto, a moto estragou e Carlone seguiu a pé. Pouco tempo depois, o amigo conseguiu consertar o veículo e, ao procurar por Carlone, não o encontrou mais.

MORTES E PRISÃO DE POLICIAIS – Essa é a segunda morte de indígena da etnia Pataxó ocorrida na região em pouco mais de um mês. No dia 4 de setembro, o adolescente Gustavo da Silva Conceição, de 14 anos, foi atingido por tiros que teriam sido disparados por pistoleiros a mando de fazendeiros. A vítima morava na Aldeia Nova, que ocupa uma fazenda situada no Território Indígena Comuxatiba, em Prado.

No dia 6 de outubro, três policiais militares foram presos, sob suspeita de envolvimento na morte do adolescente indígena. As prisões foram realizadas pela Polícia Federal durante operação nas cidades de Teixeira de Freitas, Itamaraju e Porto Seguro.

REGIÃO DE CONFLITO – Indígenas da etnia Pataxó que moram em aldeias nos municípios de Porto Seguro e Prado vêm sofrendo ataques desde que teve início o movimento de reconquista de territórios originários, em junho passado.

Fonte: Radar64

Operação policial resulta em troca de tiros em Nova Viçosa; um

Nova Viçosa: Uma operação conjunta da Polícia Civil e Militar resultou em um confronto e a morte de um suspeito na cidade de Nova Viçosa, na

Polícia prende suspeito de espancamento que deixou um morto e outro

Itamaraju: A Polícia Civil e Militar de Itamaraju intensificaram o combate à violência na cidade, com a prisão de um dos suspeitos de uma

Homem é retirado de casa e assassinado a tiros em via pública do

Nova Viçosa: Um homem foi assassinado a tiros na Avenida Petrobrás, no Bairro Abraão, em Nova Viçosa, na madrugada desta segunda-feira, 25 de

Motorista é socorrido ao hospital após perder o controle e sair da

Nova Viçosa: Um acidente ocorreu na manhã do último domingo, 24 de novembro, por volta das 09h00, no km 918 da BR-101, sentido Posto da Mata.

Homem é preso com grande quantidade de drogas em bar de Vereda

Vereda: Em uma ação rápida e eficiente, a Polícia Militar prendeu em flagrante um suspeito de tráfico e apreendeu uma grande quantidade de

Ciclista morre no Hospital Estadual Costa das Baleias após queda em

Teixeira de Freitas: Natalino Paraguai de Souza, de 57 anos, morador do Bairro Liberdade II, faleceu no Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB)

Erro médico gera revolta: Corpo de vítima de homicídio é liberado

Nova Viçosa: Um grave erro médico chocou o pequeno distrito de Argolo, neste domingo, dia 24 de novembro. O corpo de Wanderson Santos Sobrinho,

Mergulhador profissional morre após passar mal a 40 metros de

Santa Cruz Cabrália: Um homem morreu na manhã de sexta-feira (22) enquanto fazia um mergulho no extremo sul da Bahia. De acordo com a Polícia

Vídeo mostra como foi a ação dos criminosos que mataram motorista

Teixeira de Freitas: O homicídio que vitimou o motorista de aplicativo, Alexsandro Silva Santos, de 50 anos, ainda repercute na cidade de Teixeira

Operação Mute: SEAP apreende 40 celulares no Conjunto Penal de

Teixeira de Freitas: Equipes da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) realizaram uma operação bem-sucedida no

Mucuri novembro azul