A Polícia Federal faz nesta sexta-feira (21) uma operação contra investigados por falsidade ideológica para comércio e porte ilegal de armas. Uma pessoa foi presa em Maceió, Alagoas. Mandados de prisão e de busca e apreensão também foram cumpridos em Pernambuco e São Paulo.

Os crimes investigados aconteceram em Caruaru, no interior pernambucano. Segundo a PF, os suspeitos fraudavam o registro de Colecionador, Atirador desportivo e Caçador (CAC) para aquisição de armas que, depois, eram vendidas.

O grupo ainda usava perfis em rede social para divulgar a venda e fazer conteúdos que incitavam o uso de armas. Os nomes dos investigados não foram divulgados pela Polícia Federal.

Continua depois da publicidade

No total, foram expedidos quatro mandados de prisão preventiva, 37 mandados de busca e apreensão, 11 ordens de suspensão das atividades de natureza econômica de pessoas jurídicas, sequestro de bens adquiridos a partir de 2019 e bloqueio de dinheiro. Os valores dos recursos bloqueados não foram divulgados.

Em Maceió, a operação ocorreu em uma loja de armas que funciona dentro de um clube de tiros no bairro da Serraria, onde foi preso um funcionário que, antes de vir para a capital alagoana, trabalhou no clube de tiros investigado em Caruaru. Os policiais também apreenderam computadores e documentos na loja.

O que diz a investigação

A operação é feita a pedido da Justiça de Caruaru, em Pernambuco, após representação da Polícia Federal e Ministério Público Federal.

Ao longo da investigação, a polícia identificou a articulação do grupo como uma organização criminosa dedicada à produção de documentos falsos para "viabilizar e dar aparência de legalidade tanto ao comércio, quanto ao porte ilegal de armas de fogo".

Os criminosos usavam pessoas jurídicas para produzir entrevistas, vídeos e outros conteúdos, e difundir o material pela internet. Também eram feitas publicidades ilegais para a venda, estimulando o uso indiscriminado de armas de fogo e incitando a prática de crimes.

Na ação, a Justiça ainda determinou o bloqueio de 14 páginas, entre perfis e canais de disseminação do conteúdo ilegal.

Os investigados podem responder pelos crimes de pertencimento a organização criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, porte ilegal de arma de fogo, comércio ilegal de arma de fogo, dentre outros crimes. As penas somadas podem chegar a 30 anos de prisão e multa.

Com a operação, a polícia tenta identificar outros envolvidos e confirmar o modus operandi do grupo investigado sobre a execução de fraudes contra os sistemas dos órgãos públicos de fiscalização e controle.

Fonte: G1

Operação policial resulta em troca de tiros em Nova Viçosa; um

Nova Viçosa: Uma operação conjunta da Polícia Civil e Militar resultou em um confronto e a morte de um suspeito na cidade de Nova Viçosa, na

Polícia prende suspeito de espancamento que deixou um morto e outro

Itamaraju: A Polícia Civil e Militar de Itamaraju intensificaram o combate à violência na cidade, com a prisão de um dos suspeitos de uma

Homem é retirado de casa e assassinado a tiros em via pública do

Nova Viçosa: Um homem foi assassinado a tiros na Avenida Petrobrás, no Bairro Abraão, em Nova Viçosa, na madrugada desta segunda-feira, 25 de

Motorista é socorrido ao hospital após perder o controle e sair da

Nova Viçosa: Um acidente ocorreu na manhã do último domingo, 24 de novembro, por volta das 09h00, no km 918 da BR-101, sentido Posto da Mata.

Homem é preso com grande quantidade de drogas em bar de Vereda

Vereda: Em uma ação rápida e eficiente, a Polícia Militar prendeu em flagrante um suspeito de tráfico e apreendeu uma grande quantidade de

Ciclista morre no Hospital Estadual Costa das Baleias após queda em

Teixeira de Freitas: Natalino Paraguai de Souza, de 57 anos, morador do Bairro Liberdade II, faleceu no Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB)

Erro médico gera revolta: Corpo de vítima de homicídio é liberado

Nova Viçosa: Um grave erro médico chocou o pequeno distrito de Argolo, neste domingo, dia 24 de novembro. O corpo de Wanderson Santos Sobrinho,

Mergulhador profissional morre após passar mal a 40 metros de

Santa Cruz Cabrália: Um homem morreu na manhã de sexta-feira (22) enquanto fazia um mergulho no extremo sul da Bahia. De acordo com a Polícia

Vídeo mostra como foi a ação dos criminosos que mataram motorista

Teixeira de Freitas: O homicídio que vitimou o motorista de aplicativo, Alexsandro Silva Santos, de 50 anos, ainda repercute na cidade de Teixeira

Operação Mute: SEAP apreende 40 celulares no Conjunto Penal de

Teixeira de Freitas: Equipes da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) realizaram uma operação bem-sucedida no

Mucuri novembro azul