Lajedão: O PIX é um sistema de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central para facilitar transações financeiras à pessoas físicas e jurídicas. A ferramenta foi lançada em novembro de 2020 e, desde então, o número de usuários cadastrados cresce em todo o pais. Junto às facilidades, cresce também o número de golpes usando esse tipo de serviço.
Uma profissional da aérea da saúde compareceu na Delegacia da Polícia Civil de Lajedão, e registrou um Boletim de Ocorrência (BO) relatando que teria recebido um golpe, relacionado a um deposito ONLINE, chamado o “Golpe do Pix”. Após o golpe recebido, ela entrou em contato com a redação do Liberdade News, e relatou como está sendo essa pratica do “Golpe do Pix” e alerta a população.
Ela disse que uma pessoa teria enviado mensagens para o seu número pessoal, relatando que teria trocado de número, e que o número em que estava falando seria um novo contato, e que pudesse apagar o outro número, e que pudesse salvar o novo contato. "A foto do perfil era visível, era a foto de minha irmã. Mais tarde voltou a conversar, pedindo uma ajuda, e relatou que teria feito uma transferência, e excedeu o limite do dia, e estava precisando da quantia de R$ 990,000 (novecentos reais) até o próximo dia, que me devolveria.
"Na sequência, eu liguei, ao atender, a ligação caiu, e continuamos falando por mensagens. Aí eu disse que só tinha R$ 500,00 (quinhentos reais). A pessoa disse que não tem problema não, consigo o complementar com outra pessoa, e enviou a Chave Pix, em nome da pessoa. Como eu já tinha essa pratica com minha irmã, sempre ela usa meu cartão, pega dinheiro emprestado, e eu nunca ia imaginar, que isso ia acontecer. Ainda cheguei a falar com ela, esse número do seu contato é velho, não imaginei, não passou por minha cabeça, sinceramente, aí fiz o PIX.
"Mais tarde, assim que cheguei em casa, logo a tardinha, minha irmã fez uma postagem relatando que o seu contato telefônico teria sido clonado e uma pessoa pedindo dinheiro em nome dela. Disse ainda que em Lajedão, várias pessoas, empresários, já caíram também no “Golpe do Pix”.
Os golpes continuam, o procedimento da Polícia é lento, até mesmo por se tratar de um golpe ONLINE. Esse dinheiro vai fazer muita falta para mim, mas, para que outras pessoas não caiam nesse golpe, estamos chamando atenção de nossa população, que tem muitas pessoas carentes, e pode cair a qualquer momento nessa prática.
"Após o golpe a pessoa, tirou a foto do perfil, e apagou todas as mensagens, algumas foram salvas e estamos alertando o nosso povo. Cuidado, muito cuidado com o golpe do PIX".
Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews