Prado: Uma equipe de fiscalização, formada por policiais militares da CIPPA/PS e fiscais do ICMBio e do IBAMA, foi alvo de agressões durante uma operação de combate à pesca ilegal e predatória na Reserva Extrativista (RESEX) de Cumuruxatiba, na região de Prado, na noite desta quinta-feira (06/04). Durante a ação, uma embarcação de médio porte, suspeita de estar realizando atividades ilegais, desobedeceu a ordem de parada e tentou afundar as lanchas dos fiscais.
Os agentes adotaram medidas defensivas para se protegerem da agressão e conseguiram conter a embarcação infratora, fazendo com que ela desistisse das investidas e fugisse em direção ao alto mar. Apesar de não terem conseguido identificar a embarcação, as equipes anotaram o número de registro e o nome da embarcação, para acionar a Marinha do Brasil posteriormente.
A pesca ilegal e predatória é uma ameaça à biodiversidade e à economia local, e a operação Defeso do Camarão visa proteger a fauna e flora marinha, além de garantir o uso sustentável dos recursos naturais.
O major Agílio Nunes, comandante da CIPPA/PS, lamentou o ocorrido e destacou a importância do trabalho da equipe de fiscalização. “Estamos trabalhando duro para proteger o meio ambiente e garantir a legalidade das atividades de pesca na região. Infelizmente, algumas pessoas insistem em desrespeitar a lei e colocar em risco a vida dos agentes que estão cumprindo seu dever. Não vamos recuar na luta contra a pesca ilegal e predatória”, afirmou.
Fonte: Radarnews