Teixeira de Freitas: A equipe do delegado Guilherme Eugênio, da Polícia Civil do Espírito Santo, prendeu na última quarta-feira, 10 de maio, Derick de Oliveira Pereira, 24 anos, no Bairro Tancredo Neves. Derick é acusado de sequestro relâmpago na região metropolitana de Vitória e Serra/ES, e é investigado em um crime de latrocínio na cidade de Viana, também no Espírito Santo. A equipe do Liberdade News e da Rádio Eldorado FM, conversou com o delegado Guilherme Eugênio, o qual deu detalhes desta prisão.
Segundo o delegado capixaba, Derick cometeu um sequestro relâmpago na cidade de Vila Velha, quando abordou uma bancária de 40 anos, no momento em que ela estava adentrando o veículo dela. “O Derick ingressou no carro dessa bancária, a rendeu usando uma arma de fogo e em seguida, a obrigou a leva-lo até Serra. Ao longo do trajeto, ele vasculhou o smartphone da vítima e percebeu que ela possuía dinheiro em conta corrente. Ele a obrigou que parasse em uma agência bancária e realizasse o saque de tudo aquilo que era possível sacar no terminal de autoatendimento, naquele horário”, explicou o delegado.
“Após o assalto, ele libertou a vítima nas imediações da residência dele no município de Serra. Naquele momento, tínhamos pouquíssimas informações que nos pudessem levar a autoria do crime, porém, conseguimos as imagens que retratavam a execução desse crime e as exibimos na imprensa local e na imprensa do estado do Espírito Santo. A partir da divulgação dessas imagens nós obtivemos junto a uma delegacia do município de Vitória a informação de que o mesmo autor que havia roubado essa bancária em Vila Velha também havia promovido um roubo no município de Vitória em idênticas circunstâncias”.
O delegado explicou ainda, que com esta vítima de Vila Velha, ao invés de sacar o dinheiro, ele obrigou que ela efetuasse alguns PIX para contas de laranjas, até chegar à conta da companheira dele. “Seguindo o rastro desse dinheiro e seguindo o rastro do celular que ele roubou da vítima, descobrimos que ele veio para Teixeira de Freitas. Ainda seguindo o rastro do dinheiro, chegamos até a mulher do Derick, que está aqui em Teixeira de Freitas também. As imagens do roubo no ES bateram com a imagem do Derick, e constatamos que se tratava da mesma pessoa. Neste segundo roubo, ele deixou mais vestígios e foi possível chegar até ele”.
“Diante das informações, pedimos a prisão do Derick pelo município de Vila Velha, o que foi deferido. A Polícia Civil de Vitória também pediu a prisão dele e ainda aguarda apreciação da Justiça. Com a prisão do Derick decretada, e com apoio do delegado Bruno Ferrari, da Polícia Civil de Teixeira, conseguimos levantar o endereço do Derick e preparar a ação para a prisão dele”. O delegado elogiou bastante a ação do colega delegado Bruno Ferrari de Teixeira de Freitas, ressaltando a importância da parceria entre as Polícias dos dois estados no combate à criminalidade nestas regiões fronteiriças.
“Doutor Bruno é uma grande referência para nós. Ele foi da Polícia Civil do Espírito Santo e é um grande contato nosso com a Polícia Civil da Bahia. Temos ótimas parcerias aqui, também com o delegado Moisés, que já nos ajudou em situações semelhantes no passado recente em Eunápolis. Enfim, temos ótimas parcerias aqui. O delegado informou ainda que Dr. Bruno Ferrari esteve com a equipe da Polícia Civil do Espírito Santo o tempo todo, nas buscas, na campana que durou mais de quatro horas. Os procedimento para o cumprimento do mandado foram realizados e na manhã desta quinta-feira (11), o Derick foi transferido para o Espírito Santo.
“Só agradecer essa parceria e parabenizar Dr. Bruno pelo trabalho que ele empreendeu junto conosco, que é de grande valor. Ele foi muito além da parceria protocolar. O doutor Bruno pessoalmente foi muito além do que a gente poderia esperar da Polícia Civil da Bahia, se empenhando de corpo e alma nessa missão em prol da sociedade”, finalizou o delegado capixaba, Dr. Guilherme Eugênio.
Nesta quarta-feira, 17 de maio, o delegado de Vila Velha, o delegado de Viana e o Delegado Geral da Polícia Civil do ES, José Darcy Arruda deram uma entrevista coletiva à imprensa capixaba falando sobre a importância da prisão do Derick. Segundo o delegado geral, o Derick é acusado de pelo menos dois homicídios no Espírito Santo; crimes de extorsão, com a privação da liberdade, além de vários roubos a veículos. “É uma prisão extremamente importante da Polícia Civil do Espírito Santo e também da Bahia. Peço à população que ao ver a imagem deste perpetrador, e que tenha sido vítima ou conhece alguém que foi vítima, que procure a polícia e relate tudo, ou faça a denúncia através do 181 para que possamos investigar”.
Por: Edvado Alves/Liberdadenews