Uma comitiva do Ministério dos Povos Indígenas chegou ao extremo Sul da Bahia na segunda-feira (19), liderada pela ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara e com a presença de representantes da Funai.
A visita atende ao convite do Movimento Indígena da Bahia – MIBA, para que MPI e Funai participem do marco de resistência do povo Pataxó da Aldeia Pé do Monte Pascoal, na segunda-feira e terça-feira (dias 19 e 20). O grupo visitará mais duas aldeias do território Barra Velha e Cumuruxatibá, que vem sofrendo com ataques de pistoleiros devido aos conflitos fundiários.
A visita às comunidades também tem o objetivo de atualizar os povos indígenas da região sobre as medidas adotadas pelo Gabinete de Crise instituído em 18 de janeiro de 2023, após o assassinato de duas lideranças indígenas do povo Pataxó na BR-101, em um trecho da cidade de Itabela.
O gabinete, formado pelo Ministério dos Povos Indígenas, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Funai, Governo do estado da Bahia, Conselho Nacional de Direitos Humanos, Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal, e Articulação dos Povos Indígenas – APIB, tinha o prazo inicial de 60 dias e foi prorrogado por mais 45 dias, cuja ações deliberadas foram desde ações no planejamento de segurança pública à proteção territorial na região.
A visita in loco atende um encaminhamento do próprio Gabinete de Crise, com o objetivo de avaliar junto às lideranças indígenas das comunidades locais, a situação atual na região para pensar as próximas ações a partir do aprimoramento da articulação entre os ministérios, tanto na segurança pública quanto na efetivação do direito dos povos ao território.
Fonte: Radarnews