Porto Seguro: Nesta terça-feira (18/07), a Polícia Militar cumpriu uma ordem judicial de reintegração de posse em uma área remanescente de conflitos possessórios de Trancoso, distrito de Porto Seguro na Costa do Descobrimento.
Cerca de 700 pessoas foram retiradas da área do Rio Verde. Eles estavam no local há 3 anos. Cerca de 20 policiais participaram da ação de reintegração sendo usado bombas de efeito moral e spray de pimenta contra os empossados. Crianças e idosos foram atingidos.
Como é do conhecimento de todos, a área está sendo discutidas na justiça entre os herdeiros de Aloysio Martins e Benedicta Teixeira, com o Sr. Gregório Marin.
A disputa possessória das áreas, também está marcada com exercício possessório da nativa Maria Teixeira, que conseguiu decisão do Tribuna de Justiça para permanecer nas sua posse de 1937, até o julgamento final do processo.
No meio das disputas, parte desse mesmo imóvel foi invadido pelas pessoas que segundo eles tiveram a promessa do Sr. Gregório Marin de ganhar terrenos, após este receber a posse liminar do imóvel.
Ao entrevistar o Dr. Adam Cohen Poleto, que atua em favor dos direitos possessórios de Maria Teixeira, o mesmo esclareceu que “O preâmbulo da matrícula n. 2.640 demonstra que ela foi formada no RGI por meio de um título de doação do Governo da Bahia n. 44.249. No entanto, de acordo com o referido título, as terras não poderiam ultrapassar da confrontação natural do Rio Verde pelo norte, sendo esse o primeiro indício de que Moacyr Andrade e o empresário espanhol, Gregório Marin agiram em conluio para se apropriarem das terras do Rio Verde confrontando terras pelo sul.
Essa situação faria surgir exercício possessório de terras não pertencentes da matrícula n. 13.188, originada da matrícula 2.640 oriunda do título 44.249.
Gregório Marin entrou com uma Ação de Reintegração de Posse da matrícula de terras número 13.188, alegando que a propriedade em questão é confrontada pelo Rio Verde ao sul, sendo então surgido a sequência dos problemas causados na justiça da Bahia.”
Matéria relacionada
Especialista em Direitos Reais ingressa em defesa contra grilagem de terras em Trancoso