Teixeira de Freitas: O Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul (CPR-ES) foi criado em maio de 2023, pela Lei Estadual 14.567, com o objetivo de ampliar a segurança pública na região, que abrange 21 municípios, divididos em dois territórios de identidade: Costa do Descobrimento e Extremo Sul. A região possui características que demandam uma atenção especial das forças policiais, como a extensa malha viária, composta por rodovias federais e estaduais, a divisa com os estados do Espírito Santo e Minas Gerais.
"A região abrange ainda uma extensa área litorânea, que atrai milhares de turistas durante todo o ano; conflitos com os movimentos sociais e os povos originários, e a conexão com as facções criminosas da região sudeste", explicou o comandante do CPR-ES, Coronel Paraíso, que concedeu uma entrevista ao jornalista e radialista Edvaldo Alves, nesta terça-feira (30), no Jornal Liberdade, da Rádio Eldorado FM.
O comandante falou sobre a motivação para criar o Comando Regional, a área territorial e a população sob a sua responsabilidade, as unidades operacionais que integram o comando, e os resultados alcançados nos oito meses de gestão.
Segundo o Coronel Paraíso, a criação do CPR-ES foi motivada pela percepção da necessidade de divisão para maior aproximação do alto comando com a comunidade em decorrência da extensa área do CPR-SUL, que antes abrangia toda a região sul da Bahia. “Com o CPR-ES, nós conseguimos ter uma maior agilidade, uma maior eficiência e uma maior eficácia nas ações policiais, além de uma maior integração com as demais instituições que atuam na região”, afirmou.
O comandante informou que o CPR-ES está sediado na cidade de Teixeira de Freitas, e que a região possui uma extensão territorial de 23 mil quilômetros quadrados e uma população aproximada de 900 mil habitantes. Ele destacou que a região é essencialmente voltada ao turismo, e que em algumas épocas do ano, o número populacional aumenta em torno de 50 a 60%, com a presença de turistas das principais regiões da Bahia, de outros estados e de vários países da América do Sul, América do Norte e Europa. “Isso gera uma demanda maior de policiamento, tanto preventivo quanto ostensivo, para garantir a tranquilidade e a segurança dos moradores e dos visitantes”, disse.
O Coronel Paraíso também enumerou as unidades operacionais que fazem parte do CPR-ES, que são: o 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Porto Seguro; a 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sediada em Eunápolis; a 43ª CIPM, sediada em Itamaraju; a 44ª CIPM, sediada em Medeiros Neto; a 87ª CIPM, sediada em Teixeira de Freitas; a 88ª CIPM, sediada em Alcobaça; a 89ª CIPM, sediada em Mucuri; e a Companhia Independente de Policiamento Tático - Extremo Sul (CIPT-ES), também conhecida como RONDESP.
Por fim, o comandante apresentou os resultados alcançados pelo CPR-ES nos oito meses de atuação, de junho de 2023 a janeiro de 2024. De acordo com ele, foram apreendidas 70 armas brancas e 241 armas de fogo; foram registradas 680 ocorrências com drogas; foram cumpridos 160 mandados de prisão; foram realizadas 625 prisões em flagrante; foram lavrados 390 termos circunstanciados, e foram recuperados 212 veículos.
“Esses números demonstram o compromisso e a dedicação dos nossos policiais militares, que trabalham diuturnamente para proteger e servir a sociedade do extremo sul da Bahia”, concluiu.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews