Teixeira de Freitas: O delegado Dr. Moisés Damasceno, um dos nomes mais respeitados da Polícia Civil da Bahia, se prepara para um novo desafio em sua carreira: assumir a direção do Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM), em Salvador. A informação, obtida extraoficialmente pela equipe de reportagem do Liberdade News, ainda não foi publicada no Diário Oficial, mas já movimenta os bastidores da segurança pública no Extremo Sul baiano.
O Dr. Moisés Damasceno assumiu a coordenação da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN), em Teixeira de Freitas, em 11 de julho de 2023, substituindo a delegada Valéria Fonseca. Antes de sua vinda para Teixeira, ele estava à frente da 23ª COORPIN em Eunápolis.
Em 1 ano e 8 meses à frente da 8ª COORPIN, que abrange 13 municípios, o Dr. Moisés Damasceno implementou uma gestão focada na elucidação de crimes e na parceria com outros órgãos de segurança pública, o Ministério Público e o Judiciário. Entre seus maiores feitos, destaca-se a significativa redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e roubo com morte. Em Teixeira de Freitas, por exemplo, os CVLIs caíram de 87 em 2022 para 69 em 2023, uma redução de 21%.
Além da queda nos homicídios, a gestão do Dr. Moisés Damasceno registrou aumento na recuperação de veículos roubados/furtados (35%), no cumprimento de mandados de prisão (63%) e nas prisões em flagrante (27%), além de um aumento de 3% no número de armas apreendidas. O delegado também esteve à frente da elucidação de crimes de grande repercussão, como o caso do homicídio do empresário Roque Bianchi do Frisa. Para otimizar o trabalho investigativo, o Dr. Moisés reativou o Núcleo de Homicídios da 8ª COORPIN, o SILC (Serviço de Investigação de Local de Crime) e o Pronto Emprego.
Com uma carreira de 25 anos na Polícia Civil baiana, o Dr. Moisés Damasceno coleciona passagens por diversas coordenações regionais e pelo comando do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN) e do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), em Salvador.
A equipe de reportagem do Liberdade News apurou que o nome mais cotado para substituir o Dr. Moisés Damasceno na 8ª COORPIN é o do delegado Dr. Ricardo Amaral, que já foi delegado titular da Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde realizou um excelente trabalho.
A redação do Liberdade News deseja boa sorte ao Dr. Moisés Damasceno no comando do DEPOM e ao Dr. Ricardo Amaral, que deverá dar continuidade ao legado de trabalho árduo, dedicação, profissionalismo e valorização de recursos humanos deixado pelo Dr. Moisés Damasceno na 8ª COORPIN.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews