Teixeira de Freitas: O mototáxi Sidney Wellington dos Santos Ferreira, 27 anos de idade e o assaltante Joanderson Costa, 21 anos, presos pela Polícia Militar de Pedro Canário e recambiados para Teixeira por policiais civis, comandados pelo delegado coordenador, Dr. Marcus Vinicius – foram apresentados oficialmente à imprensa no fim da manhã desta quinta-feira, 14 de fevereiro.
Joanderson Costa, que de posse de uma arma, anunciou o assalto ao funcionário do posto e fugiu em seguida, deu detalhes da ação e confirmou a participação de uma terceira pessoa, que ele não quis revelar quem seja. Segundo Joanderson, a tal pessoa deu toda a fita da ação, dizendo a ele que teria uma forma de levantar um dinheiro fácil. Joanderson informou também que contratou o mototáxista por R$ 1.000,00 (um mil) reais e que foi ele que estava pilotando a moto na fuga.
Janderson disse que no momento em que a Polícia Militar de Pedro Canário estava perseguindo os dois, o mototáxi tentou dispensar a arma, mas não deu tempo. Em seu depoimento, Joanderson confessou a participação em um homicídio ocorrido em 05 de dezembro de 2012, quando o jovem Edcarlos Sampaio Lima, 19 anos de idade, morador do Redenção foi perseguido e morto dentro de uma escola no mesmo bairro em que morava.
Na ação, outro jovem, identificado como Ramon Borges da Silva, ficou ferido, mas sobreviveu. Segundo Joanderson – que já estava sendo investigado pelo delegado titular da DTE, Dr. Wendel Ferreira – ele apenas pilotou a moto, mas quem atirou contra os jovens foi William Soares Moreira, 18 anos de idade, morador do Tancredo Neves, que foi perseguido e morto na Av. Padre Anchieta, no último dia 26 de dezembro de 2012. Ainda segundo Joanderson, William matou Edcarlos porque os dois haviam brigado e Edcarlos ameaçou de morte William.
As declarações de Sidney e Joanderson foram acompanhadas pelos delegados Dr. Júlio Cesar Telles (plantonista), Dr. Marco Antônio Neves (titular) e Dr. Wendel Ferreira (titular da DTE).
Mesmo não querendo revelar quem foi a terceira pessoa que participou do assalto e estaria com os 63 mil restante do dinheiro do assalto, a Polícia Civil tem indícios suficientes para afirmar que trata-se de Alex Silva Rodrigues, o "Lequinha", foragido do Complexo Policial de Teixeira de Freitas no dia 15 de março de 2012.
Joanderson foi autuado por crime de roubo qualificado (assalto a mão armada) e homicídio. Já Sidney irá responder por crime de roubo. Ambos permanecerão custodiados na carceragem da 8ª COORPIN à disposição da Justiça e posteriormente serão transferidos para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews