Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem conversou com o Ten. Cel. Osiris Cardoso – diretor do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, que nos falou sobre as melhorias administrativas que estão sendo feitas e também das dificuldades encontradas naquela unidade prisional. Segundo Osiris, a maior dificuldade enfrentada é justamente o excesso da população carcerária, que consequentemente proporciona vários entraves. “São 656 (seiscentos e cinquenta e seis) internos, quando deveria ter 350 (trezentos e cinquenta)”, disse Osiris.
Osiris nos informou que está organizando a casa e uma de suas prioridades será transferir, em parceria com o Judiciário, Ministério Público e Polícias Civil e Militar, todos os presos que cometeram crimes nas comarcas próximas, especialmente os de Porto Seguro e Eunápolis, que somam-se 120 internos. “A remoção desses presos de Eunápolis dará melhores condições de trabalho e produtividade”, acrescentou o diretor.
O diretor do Conjunto Penal ainda nos falou que está buscando se espelhar em presídios que são referência para proporcionar melhorias. “Estamos buscando investir em capacitação e motivação dos profissionais, para uma melhor lida com a população carcerária e esta Unidade Priosional estará sempre aberta sugestões, críticas que venha da população, onde qualquer colaboração externas será sempre muito bem avaliada”, finalizou Osiris.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews