Teixeira de Freitas: Com objetivo de discutir a insegurança dos comerciantes, e ainda os frequentes assaltos que vem acontecendo no comércio, a exemplo da padaria Atalaia que já foi assaltada mais de 20 vezes, e o ousado assalto ao funcionário do posto Gef, o presidente do Sincomércio, Flávio Guimarães, a pedido dos empresários e associados convocou uma reunião nessa quinta feira (21), na sede da entidade, que contou com a presença do comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, Paulo César Alves da Silveira, e o Tenente Abraão Farias, além de representantes do poder legislativo e entidades.
Com a intenção de amenizar a vulnerabilidade e a ação de criminosos, o presidente do Sincomércio solicitou plano de estratégia de segurança para os profissionais que atuam no comércio local. A meta é diminuir a violência no município. E a resposta foi rápida por parte do comandante, “a responsabilidade não é apenas da policia, mas também do executivo, nossa meta é fazer tudo dentro da lei, atendendo os moradores, mas sem o apoio do município não tem como, por isso as parcerias com o Estado, município e comércio, para cobrir as vias que mais precisam de atenção é fundamental, a policia militar sozinha não consegue”. Enfatizou o coronel Silveira.
Segundo o Tenente Abraão Farias, dando exemplo de algumas cidades menores, Teixeira necessita sim de vídeo monitoramento em pontos estratégicos e também no batalhão, e tudo é possivel com verba do governo. Ele lembrou que esse ano, assaltos ao comércio já ultrapassaram aos 39, comparando com 2012, esse aumento é significativo. Mas com efetivo que tem, está muito difícil trabalhar, já que os bairros também necessitam de atenção.
Coronel Silveira aproveitou a reunião, e pediu para que saíssem dali com algo mais concreto, foi quando ele pediu a contribuição dos comerciantes presentes para a reforma, identificação e outros reparos necessários para o posto da PM, localizado na Praça da Bíblia que vem funcionando precariamente, o presidente do Sincomércio e outros empresários aderiram à ideia, e irão colaborar, em contra partida o comandante vai disponibilizar mais homens no centro para melhor atender os cidadãos.
Flávio Guimarães ficou satisfeito com o primeiro contato com o novo comandante e com os resultados da reunião, “com certeza esse encontro foi muito proveitoso, serviu também para estreitar os laços do comércio com o novo comandante, foi possivel expor nossas necessidades, e o grau de vulnerabilidade da nossa cidade, percebemos que o coronel está com muita vontade de trabalhar para melhorar a segurança de todos”. Finaliza o presidente do Sincomércio.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews