Teixeira de Freitas: Nesta sexta-feira (22), 25 presos que estavam custodiados na sede da 8ª Coorpin, foram transferidos para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF). A medida só foi possível após a remoção de 41 detentos do CPTF para o novo Presídio de Eunápolis, também ocorrida nesta sexta-feira (22).
O esvaziamento da custódia da 8ª Coorpin foi negociado pelo Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (SINDIPOC) e atende a uma determinação legal, já que não é função do policial civil fazer a custódia de presos.
Também nesta sexta, dia 22, após quatro horas de tensão, 30 detentos foram transferidos da sede da 23ª Coorpin de Eunápolis para o presídio local. A medida foi autorizada pelo Governo do Estado, através da secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).
Segundo informou o policial civil Luis Henrique, o Lula, dirigente regional do SINDIPOC, nenhum preso será mais mantido na carceragem da 8ª Coorpin, a não ser os provisórios, detidos por crimes de menor poder ofensivo.
Por: Ronildo Brito/ Fotos Liberdadenews