Teixeira de Freitas: O levantamento das ocorrências policiais do mês de fevereiro junto às polícias Civil e Militar mostra uma queda considerável no número da violência, especialmente em relação aos crimes contra a vida, que têm mantido uma média superior a 10 homicídios por mês, desde 2011, onde foram registrados 121 homicídios e 132 homicídios registrados em 2012. Neste mês de fevereiro foram registrados 03 homicídios, sendo que um deles ocorreu dentro de uma cela do Conjunto Penal.
Claro que ainda é cedo para grandes comemorações, pois estamos no início do ano e o mês de janeiro começou violento, com o registro de 11 homicídios. Mas, esse mês de fevereiro aparece como o mês menos violento dos últimos tempos. De acordo com os dados da polícia, o tráfico de drogas é apontado como uma das principais causas dos homicídios. Disputas por ponto de vendas e dívidas referentes à compra de entorpecentes aparecem como as maiores razões das mortes.
Essa diminuição da violência é fruto de um trabalho ostensivo e um combate incansável por parte de policiais militares da CETO e do Núcleo de Inteligência da Polícia Militar, que vem tirando de circulação um grande número de armas, drogas e traficantes – além das elucidações de alguns crimes por parte da Polícia Civil. Aliado a isso não podemos deixar de enaltecer o trabalho do Diretor do Conjunto Penal, o Ten. Cel. Osires Cardoso, que desde a posse do cargo, vem organizando a casa, promovendo melhorias, motivando os agentes penitenciários e combatendo veementemente a entrada de objetos alheios aos que são permitidos.
É sabido que grande parte dos homicídios ligados ao tráfico de drogas são ordenados por detentos, que estão custodiados dentro dos presídios e, segundo Osiris, combater a entrada de celulares – que são os principais meios de comunicação dos presidiários com o mundo do crime lá fora – tem sido uma das metas da direção do Conjunto Penal. “Temos trabalhado com rigor, fizemos uma revista geral, onde tiramos de dentro das celas diversos objetos não permitidos e estamos mostrando a que vimos. Qualquer irregularidade será apurada com rigor e os responsáveis serão responsabilizados administrativamente”, disse Osiris.
Essa diminuição da violência com certeza reflete positivamente na vida social, deixando as pessoas mais tranquilas e confiantes. Espera-se é que não seja um fato isolado e que ações efetivas continuem dando resultados, pois quem ganha é a sociedade teixeirense.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews