A Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), inaugura, nesta quinta, 7, às 15h, a Unidade de Semiliberdade Trilha Legal, em Teixeira de Freitas. A unidade é a sexta em funcionamento no estado e tem capacidade para 20 adolescentes do sexo masculino. A execução da medida socioeducativa será feita pela organização não governamental (ONG) Profissionais da Área de Saúde Promovendo Ações Sociais (PASPAS), em regime de co-gestão com a Fundac.
A cerimônia de inauguração será realizará na unidade, localizada na rua Matias de Araújo, 375, no bairro Santa Rita. Entre os convidados, representantes do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e dos poderes Executivo e Legislativo estadual e municipal.
“A inauguração desta unidade representa mais uma conquista importante para o atendimento socioeducativo na Bahia. Depois das regiões norte, sul, portão do sertão e metropolitana de Salvador, o governo estadual garante a regionalização do atendimento no extremo sul do estado. Desta forma, garantimos a aproximação familiar e cultural destes jovens durante o processo de ressocialização”, explicou a diretora geral da Fundac, Ariselma Pereira.
A Fundac capacita e supervisiona as equipes interdisciplinares das unidades de semiliberdade, realizando a assessoria técnica e monitoramento da execução do programa.
Semiliberdade: A medida socioeducativa semiliberdade é estabelecida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), antecedendo apenas à medida de internação (privação total de liberdade). Nela o educando fica sob a custódia do Estado, mas realiza atividades externas, como ir à escola, trabalhar e visitar a família em datas comemorativas.
Por: Liberdedanews/Ascom