Teixeira de Freitas: A redação do Liberdade News vêm recebendo diversos e-mails e ligações de pessoas, denunciando os desmandos dos agentes de trânsito de Teixeira. Os condutores de veículos estão reclamando do abuso no preenchimento de multas, que está sendo feito demasiadamente e sem critérios. “Os agentes só estão querendo saber de multar e multar, organizar o trânsito, que também é papel deles, não estão fazendo”, disse um condutor. Inclusive nossa equipe flagrou diversos momentos em que agentes estavam multando e próximo a eles, pedestres atravessando a rua com grande dificuldade, até mesmo nas faixas de pedestres.
O Código de Trânsito Brasileiro prevê uma clara divisão de responsabilidades e uma sólida parceria entre órgãos federais, estaduais e municipais. Os municípios, em particular, tiveram sua esfera de competência substancialmente ampliada no tratamento das questões de trânsito. Por isso, uma vez municipalizado, (como é o caso do trânsito de Teixeira) compete agora aos órgãos executivos municipais de trânsito exercer corretamente as suas atribuições.
Ainda segundo o CTB, uma vez preenchidos os requisitos para integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito, ele assume a responsabilidade pelo planejamento, o projeto, a operação e a fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. A prefeitura passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.
Que o trânsito de Teixeira de Freitas está um caos ninguém tem dúvidas. Há muito que se fazer e a prefeitura já sinalizou que há vários projetos para a melhoria deste. No entanto, o que a população espera, com os poucos recursos, é que os agentes de trânsito procurem cumprir bem o seu papel, pois apenas punir não resolve o problema e abusos devem ser evitados.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews