Teixeira de Freitas: Um internauta do Liberdade News flagrou o momento em que a BR 101 ficou parcialmente interditada por conta de um animal que foi atropelado entre o Trevo de Posto da Mata e o restaurante de Salvador. Era por volta das 22h30, desta terça-feira, 03 de abril, quando diversos veículos ficaram um bom tempo parados e com dificuldade para se desviar do animal.
O cavalo estava deitado, sem condições de andar, aparentemente apresentando características de colisão com automóvel. O mesmo encontrava-se com algumas escoriações e com a pata totalmente dilacerada, com grande perda de sangue. A via foi paralisada e foi preciso a intervenção de uns 06 homens, além de um caminhão da SOS Pneus para que o animal fosse retirado da pista, evitando outros prováveis acidentes.
Têm sido constantes os acidentes provocados por animais em pistas de rolamento, tanto nas estradas como nas ruas e avenidas das cidades. Além de causar danos materiais, esses acidentes têm provocado mortes e lesões graves, não só ás pessoas, mas também aos próprios animais, que nada são do que vítimas do descuido e da falta de vigilância dos seus proprietários.
Segundo a legislação em vigor, o detentor de animais que não guarda e vigia com o cuidado preciso, facilitando a saída deles da propriedade [...], age com culpa in vigilando. Nesta circunstância responde pelos danos por eles causados a terceiros. (Ap. 830-89, "n", 2ª TC TJMS, Rel. Des. NELSON MENDES FONTOURA, in DJMS 2782, 6.4.90, p. 6.).
O pobre animal foi removido para o acostamento da pista, sofrendo com as lesões. Ele teve o casco – que é o estojo córneo que recobre a parte terminal do membro locomotor, desprendido da pata. Pela gravidade dos danos, o animal poderá ser sacrificado.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews