Teixeira de Freitas: Desfile, discursos e homenagens marcaram a cerimônia de aniversário dos 30 anos do 13º Batalhão da PM, na tarde desta segunda feira (22), às 17h. Com a presença de poucos prefeitos, mas representantes da maioria dos municípios assistidos pela corporação, e familiares, o evento teve início com apresentação do Hino Nacional pela orquestra filarmônica Lira de Santo Antonio de Caravelas, comandada pelo maestro Sargento Wadsom.
Na cerimônia, foram homenageados dois policiais padrões e 13 amigos da polícia, com botons contendo símbolo do batalhão e certificados. Um dos homenageados foi o coronel Bartolomeu Calheiros, sendo este, o comandante que ficou mais tempo no batalhão. “Fui subtenente por um ano e meio e mais nove anos como comandante, e hoje me sinto feliz em saber que dei minha parcela de contribuição por este momento, e essa homenagem é uma prova que nunca me afastei”. Fala orgulhoso o atual secretário de segurança pública do município, Bartolomeu Calheiros.
Em meio à história da fundação do 13º Batalhão, está o sargento em exercício Jeremias Moitinho Mota, 34 anos de função, sendo 30 anos trabalhando em Teixeira de Freitas. O sargento viu a construção da entidade. “Lembro como hoje, quando aqui era uma companhia subordinada a Ilhéus, era tudo muito simples, o 1º comandante do BPM foi o então Major, Belcorígenes de Souza Sampaio.
Nessa época o Batalhão abrangia todo o extremo sul baiano, desde o Jequitinhonha até os limites de Minas Gerais e Espírito Santo, foi quando ele trouxe estrutura, pavimentação, saneamento básico. E hoje temos um batalhão com uma grande estrutura, grandes profissionais oferecendo mais segurança a comunidade, me sinto lisonjeado em fazer parte dessa história”. Disse Jeremias Moitinho que acompanhou o crescimento da entidade.
Hoje o efetivo é de 316 policiais, entre homens e mulheres que vem desenvolvendo um trabalho diferenciado em toda região. “É realmente um dia para comemorar, um dia de festa e o aumento da nossa responsabilidade, e para mim é uma honra fazer parte deste batalhão”. Finaliza o atual comandante do 13º Batalhão, coronel PM Paulo César Silveira.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews