Teixeira de Freitas: A redação do Liberdade News tem recebido diversos e-mails e telefonemas de populares e moradores de 04 cidades do Extremo Sul Baiano: Alcobaça, Vereda, Jucuruçu e Lagedão, os quais reclamam da falta de delegados nestes municípios. A 8ª COORPIN (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior) com sede em Teixeira de Freitas é composta por 13 municípios, sendo eles, a própria sede, Itamaraju, Caravelas, Prado, Medeiros Neto, Ibirapuã, Itanhém, Nova Viçosa, Mucuri e seus distritos de Posto da Mata e Itabatan respectivamente; além das 04 cidades citadas anteriormente.
Num Universo de 13 cidades, 04 estão sem Delegados de Polícia, o que corresponde a quase 30% das cidades, sem autoridade policial judiciária. Um número alarmante, levando em conta algumas características destes municípios. Jucuruçu por exemplo, está a uma distância aproximada de 100 quilômetros da cidade de Itamaraju, cujo titular responde pelo município. Alcobaça é um dos principais pontos turísticos do Extremo Sul e está vulnerável à criminalidade, especialmente vindo de fora. Lagedão e Vereda, apesar de serem cidades pequenas e estarem próximas das cidades, cujos delegados respondem por elas, tem apresentado problemas pela falta da autoridade no município.
Os moradores reclamam, pois pequenos delitos acontecem o tempo todo e muitas vezes até sabem quem os cometem, mas não tem delegado na cidade, como vão denunciar. Até mesmo a Polícia Militar quando prende alguém em flagrante por pequenos delitos muitas vezes não tem como dar o flagrante, entre outros problemas. A sensação de insegurança é muito grande e a insatisfação toma conta dos moradores. Um morador de Alcobaça nos informou que recentemente foi nomeado um delegado para Alcobaça, mas que este chegou quebrando a cadeia dizendo que lá não tinha condições de manter ninguém preso e logo depois este delegado foi transferido.
O medo toma conta principalmente dos comerciantes, que temem manter as portas abertas numa cidade onde sabem que não tem a maior autoridade policial de um município. Baseado nessas informações e nos pedidos da população, o Liberdade News cumpre o seu papel democrático e cobra uma resposta das autoridades competentes. Até quando essas cidades ficarão a mercê da criminalidade? Até quando essa sensação de insegurança continuará? O que pode ser feito para uma solução rápida em relação a isso? O povo quer uma resposta, afinal pagam impostos altíssimos para que o Estado cumpra o seu papel.
Por: Edvaldo Alves/Liberadedenews