O resultado dos dois primeiros dias de festividades do Teixeira Folia no tocante à segurança dos participantes superou as expectativas, resultado da ação conjunta dos componentes da segurança pública e Prefeitura local. As ocorrências registradas foram apenas de vias de fato e todas foram resolvidas em pouquíssimo tempo.
Fatores como organização na divisão de tarefas, trabalho preventivo e eficiência na atuação das polícias Militar, Civil, Rodoviária Estadual e Federal, Guarda Municipal e seguranças contratados contribuíram para a segurança dos foliões e apreciadores do Circuito Cultural. O que chamou atenção, entretanto, foi a observação feita pela delegada Maria Luiza Ribeiro, “o formato da festa, por ser um circuito fechado, foi essencial para diminuição da violência”.
Apesar de a festa ser aberta, todo o circuito foi delimitado e é coberto por sistema de vídeo monitoramento – cada câmera alcança com nitidez imagens a 1 km de distância e a entrada é acompanhada pelos guardas municipais e policiais fardados e à paisana. O circuito inteiro tem 1 Km, aproximadamente.
Vale salientar que todo o efetivo da Polícia Militar empregado no Teixeira Folia não influencia o policiamento da cidade como um todo. Conforme assegurou o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Paulo Silveira, o efetivo foi reforçado a fim de garantir a tranquilidade de todos, quer estejam na festa ou em casa.
Delegacia móvel – com presença da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) –, elevados para observação, viaturas, motos, pontos de abordagem, barreiras, radiocomunicação e seguranças extras são alguns dos instrumentos utilizados para que todos brindem mais um ano de Teixeira de Freitas com tranquilidade.
Por: Liberdadenews/Ascom