Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem tem feito algumas matérias denunciando animais nas pistas. Vários acidentes foram flagrados por nossa reportagem e enviados por internautas. Têm sido constantes os acidentes provocados por animais, tanto nas estradas como nas ruas e avenidas das cidades. Nossa reportagem flagrou na noite desta quinta-feira, 30 de maio, por volta das 23h00, em plena Avenida Getúlio Vargas – vários animais na pista de rolamento, andando livremente e os motoristas tiveram que redobrar a atenção para não atropelar os animais.
Esses animais nas pistas têm provocado prejuízos materiais aos proprietários de veículos e muitas vezes levando-os a lesões graves e até mesmo à morte. Claro que esses danos atingem também aos animais, que ficam na maioria das vezes mutilados e quando não morrem, precisam ser sacrificados.
Esse pobres animais são nada mais nada menos, do que vítimas dos maus tratos e do descuido dos proprietários, que os deixam soltos nas vias públicas, expondo-os a esses riscos e causando transtornos a quem não tem nada a ver com a irresponsabilidade desses donos de animais.
Segundo a legislação em vigor, o detentor de animais que não guarda e vigia com o cuidado preciso, facilitando a saída deles da propriedade, age com culpa e nestas circunstâncias responde pelos danos por eles causados a terceiros. Cabe também à prefeitura promover ações de prevenção e punição para que situações como estas flagradas por nossa equipe não voltem a acontecer.
Conversamos com alguns motoristas no local e todos foram unânimes em dizer que não é a primeira vez que situações como essa são vistas por eles. “São muitos animais na pista, vagando pelas avenidas e ninguém faz nada”, desabafou um motorista. Os motoristas aproveitaram a nossa reportagem para pedir à prefeitura que tome providências antes que aconteça uma tragédia, como várias outras que já aconteceram e ficou por isso mesmo.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews