Teixeira de Freitas: A nossa reportagem flagrou o desrespeito com os clientes, na agência do Banco do Brasil, no início da tarde desta quarta-feira, 05 de junho. No momento em que a equipe do Liberdade News chegou, tinha um movimento por parte dos usuários que já esperavam atendimento há mais de duas horas e só tinha um caixa funcionando. Os clientes estavam impacientes, já que iriam efetuar tarefas simples, como sacar cheque, pagar impostos, fazer pagamentos de boletos, que só seria possível no próprio banco.
A espera durou em média 02h10min. Demonstrando indignação, reuniram um grupo de pessoas e acionaram a polícia militar, onde foram atendidos, e registraram uma queixa. Os clientes alegaram que o banco estava agindo com desrespeito em relação à Lei Municipal, sendo esta aprovada pela Câmara de Vereadores em 2003. A Lei 314/03 estipula o tempo máximo de espera nas filas dos bancos em 30 minutos nos dias normais e 45 minutos nas vésperas de feriado e começo de mês.
“Para demonstrar a nossa insatisfação com a demora no atendimento, superando o tempo máximo permitido por Lei, vamos entrar com uma ação coletiva contra o banco, para reivindicar os nossos direitos. Temos que tomar alguma atitude, merecemos respeito”, desabafa Izabel Cordeiro, professora e cliente do banco há mais de 10 anos.
“Cheguei ao banco às 13h41min e fiquei mais de duas horas esperando para pagar apenas uma guia de imposto. É um absurdo esse desrespeito e ainda ressalto, que contei a cada 20 atendimentos prioritários, nenhum atendimento convencional foi realizado”, disse indignado o empresário Omair Eustácio.
O comerciante Ademir Pereira, também esperou para ser atendido mais de duas horas. “O descaso é generalizado, ficamos a mercê de um desrespeito contínuo. Onde está a lei? Onde estão os fiscais do município para garantir os nossos direitos?” indaga Ademir. Sidion Melgaço da Silva, chateado falou: “Isso é uma brincadeira! O banco desrespeita a lei e eu ainda perdi uma entrevista de trabalho pela demora no atendimento. Cheguei aqui às 13h30 e já são quase 15h30 e ainda não fui atendido”.
Infelizmente as leis não são obedecidas neste País - destacou João Pereira de Oliveira. Encontramos pelo chão da agência, vários papeis, sendo estes, senhas que os usuários desistiram e foram embora. Mesmo com 30 cadeiras, ainda não é suficiente para que todos esperem sentados.
A reportagem do Liberdade News, procurou o gerência da agência do Banco do Brasil, para se pronunciar sobre o desrespeito com a Lei Municipal, que estabelece o tempo máximo de 30 minutos para receber atendimento. Ele concordou que o número de caixas são insuficientes para a demanda, e que já estão se mobilizando para melhorar o atendimento. “Realmente o banco já detectou essa deficiência, por isso temos a previsão de inaugurar mais uma agência até novembro deste ano”, disse o gerente.
Ainda segundo o gestor, já foi iniciada as obras da nova agência, que corresponde à uma área grande, em torno de 600m². “Com isso, esperamos um melhoria no atendimento. Ainda estamos fazendo a conscientização para que os clientes passem a usar mais os canais alternativos, a exemplo da internet e dos nossos correspondentes”, esclarece Antônio Roberto, Gerente Geral do Banco do Brasil de Teixeira de Freitas.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews