Teixeira de Freitas está entre as cidades mais violentas do Estado da Bahia. Órgãos do sistema de proteção social como a Policia Militar, Policia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, o Departamento de Policia Técnica e Secretaria de Segurança com Cidadania estão realizando um estudo onde apontam as principais causas do crescimento da violência no município.
Em entrevista na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, com o secretário de segurança pública, Coronel Bartolomeu Correia Calheiros, ele nos informou que a Secretaria tem procurado meios para minimizar a violência na cidade. Segundo ele, há um estudo feito dos últimos três meses, junto com os órgãos de proteção social, que indica através das pesquisas sobre os homicídios na cidade, a avaliação da população em relação ao policiamento, a opinião da população sobre a segurança pública do município, entre outros assuntos envolvendo a população, para tentarem através dos dados da pesquisa, tomar medidas eficientes para mudar a estatística.
Segundo Calheiros, há vários projetos em desenvolvimento no município, desde palestras e oficinas de conscientização e alertas de seguranças, com temas como drogas, consciência no trânsito, além de dicas de segurança. Ele destacou ainda que há um projeto para o trânsito, onde será implantado na cidade um controle de velocidade, através de um foto sensor com o objetivo de reduzir o número de acidentes. O projeto já foi apresentado ao Ministério Público e ao Conselho de Trânsito, e ainda este mês será apresentado ao prefeito da cidade para licitação.
“A população em geral deve ficar atenta aos cuidados simples de segurança para evitar “golpes velhos”, em relação à saída do banco, ao estacionar o carro e não deixá-lo aberto, ou crianças esperando dentro do veículo, entre outros muitos conhecidos, evitando assaltos e roubos”, disse Coronel Calheiros.
O cidadão pode participar através de denúncias pelos telefones 190 e 3292-4569 (Policia Militar), e 3011-2733 (Secretaria de Segurança com Cidadania).
Por: Sulbahianews