Teixeira de Freitas: Por volta das 12h00, desta sexta-feira, 25 de outubro, transeuntes que passavam pela calçada da agência do Banco Itaú, localizado na Av. Lomanto Júnior, Centro – tomaram um susto com a queda de uma marquise, na entrada da porta de acesso aos caixas eletrônicos do banco. Três pessoas ficaram levemente feridas e foram socorridas pelo SAMU.
Desabamentos de marquises têm se tornado um evento comum, o que não poderia ocorrer, pois estas são constantemente utilizadas pelas pessoas como meio de abrigo e proteção. Isso demonstra sua importância como um elemento de características diferenciadas em relação ao resto da estrutura, havendo a necessidade de maiores cuidados na fase de projeto, execução e uso.
Vários fatores podem contribuir para desabamentos como este, tais como deficiências de projeto, corrosão ou mau posicionamento das armaduras, sobrecarga e escoramento incorreto. O incidente surpreendeu várias pessoas que transitavam pelo local, pois este tipo de ocorrência é mais comum em prédios velhos e, recentemente, o Banco Itaú promoveu uma reforma geral nesta agência.
Felizmente o acontecimento não trouxe maiores consequências, mas é preciso aumentar a responsabilidade dos responsáveis por tais obras, com relação a sua durabilidade e segurança, pois a sociedade não pode ficar vulnerável à acidentes como este. É preciso a regulamentação do uso e manutenção dessas estruturas, sobretudo, de armações especiais como as marquises. Um inquérito policial foi instaurado para apurar responsabilidades.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews