Vitória: Um fugitivo das cadeias de Itabela, Eunápolis e Teixeira de Freitas foi preso pela polícia do Espírito Santo, na noite desta sexta-feira, 01 de novembro. Trata-se de Edmar Gomes de Souza, de 23 anos, mais conhecido como “Biba”. Edmar foi preso em uma ação da polícia capixaba, que vinha investigando há aproximadamente um ano, uma quadrilha que atuava no interior do estado, a qual é atribuída o roubo de aproximadamente três mil veículos. A operação policial é um desdobramento da Operação Dilúvio, que cumpriu mês passado, diversos mandados de busca e apreensão e de prisões, relacionadas ao roubo e receptação de veículos.
As prisões fazem parte de uma operação em conjunta entre as polícias capixaba e baiana. As operações na Bahia foram intituladas de “Caraíva”, pois foram desencadeadas na região de Porto Seguro por policiais da 23ª COORPIN de Eunápolis, de Itabela e Porto Seguro, após assaltos aos turistas no Balneário de Caraíva. Na madrugada deste sábado, 02 de novembro, foram presos em Itabela, Fabrício Santos, um indivíduo de prenome Severino, Adnéia Santos Nascimento, mulher de Vagner Castro dos Santos, o “Vaguinho”, que cumpre pena no Presídio de Eunápolis e um menor de 17 anos foi apreendido, todos acusados de fazer parte da quadrilha do Edmar.
Estes últimos foram presos por força de mandados de prisão, expedidos pelo Juiz da Vara Crime de Porto Seguro, Dr. André Marcelo Strogenski. Somente na Bahia foram expedidos mais de 15 mandados de prisão. Além do Espírito Santo, o bando atuava também em Minas Gerais. Os veículos roubados eram levados para a Bahia, onde eram adulterados ou desmanchados. De acordo com o titular da delegacia de Furtos e Roubos de Veículos do Espírito Santo, Dr. André Cunha, o grupo liderado por “Biba” se passava por policiais se utilizavam de muita violência. A prisão da quadrilha no Espírito Santo foi possível após um assalto que aconteceu no município de Mimoso do Sul.
Segundo o delegado André Cunha, cinco acusados foram presos em Vitória, sendo eles, Leonardo da Silva Matias, o “Capivara”, motorista do grupo; Paula Batista, esposa de Edmar; Bruno dos Santos Gomes e Willian dos Santos Gomes; além do líder do bando, o Edmar Gomes de Souza, vulgo “Biba”, 23 anos de idade. Os acusados permanecerão no Centro de Triagem de Viana/ES, e deverão ser transferidos para a Bahia, onde também prestarão depoimentos à Justiça. Na Bahia, também foi preso o taxista de Itabela, identificado como Fabrício Santos, acusado de dar fuga para alguns integrantes da quadrilha após os crimes cometidos na região.
Ainda segundo o delegado André Cunha, há informações de que o bando liderado por “Biba” pode possuir ligações com outros criminosos presos recentemente na Operação Dilúvio. Após a prisão da quadrilha no Espírito Santo, os policias foram até uma casa no bairro Bela Vista, na Serra, onde encontraram duas pistolas, revólveres, duas carabinas e uma espingarda de fabricação caseira. No local, foi presa ainda outra mulher identificada como Silvaneide Vieira, que está sendo investigada.
“Biba”, que é considerado de alta periculosidade, tem uma extensa ficha criminal e a ele é atribuído diversos crimes, entre eles, formação de quadrilha, assaltos a fazendas; homicídios, roubos de veículos e assaltos diversos. Desde o dia 24 de outubro de 2012, “Biba” já era fugitivo da Delegacia da Polícia Civil de Eunápolis, sendo preso em Teixeira de Freitas, em seguida conseguiu fugir novamente. E encontrava-se desaparecido até o momento de sua prisão em Vitória.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matérias relacionadas
Bandidos armados roubam carro e mantém vítima como refém na BR-101
Exclusivo: Kelvin disse que matou Danilo com outro fugitivo de Eunápolis
Fugitivo de Eunápolis preso em Teixeira pela Polícia Civil volta a fugir da cadeia
Eunápolis: Foragido perigoso é procurado pela polícia em toda região