Teixeira de Freitas: Com a proximidade do verão e as férias escolares, o número de banhistas em piscinas e rios aumenta significativamente. Entretanto, é importante ficar atento aos procedimentos corretos para evitar afogamentos e, claro, prestar atenção especial às crianças. Em Teixeira de Freitas, a Defesa Civil fixando placas nos locais de riscos, em rios e represas da região, desde o passado. Segundo o diretor do departamento, Erick Moitinho, a última morte registrada em Teixeira de Freitas ocorreu em um local que já estava sinalizado, com placas alertando os riscos de afogamento.
Como forma de prevenir afogamentos, os bombeiros orientam as pessoas a se certificarem sempre da profundidade do local onde vão nadar e, ainda, a evitar as seguintes situações: nadar sozinho; afastar das margens do rio; saltar de locais elevados na água; nadar onde há pedras, píers e estacas; ingerir bebida alcoólica e alimentos pesados antes de entrar na água; brincadeiras simulando afogamentos, bem como forçar a cabeça de alguém dentro da água. Tomando medidas simples como estas, as chances de afogamentos e acidentes se tornam menores e todos poderão se refrescar sem riscos.
Os especialistas também orientam para não tentar salvar alguém que está afogando, se não estiver habilitado para isso, porque muitas pessoas morrem tentando salvar as outras, achando que o simples fato de saber nadar é suficiente. “Socorrer alguém se afogando requer técnicas específicas e deve ser feito com toda a segurança possível, do contrário, a pessoa deve lançar um flutuador ou qualquer objetivo que boie para que o afogado possa se agarrar", explicou Moitinho.
Mais uma vez a Defesa Civil reforçou o cuidado e atenção para com as crianças, que são as maiores vítimas dos acidentes em rios, represas, praias e piscinas. Sendo que a maioria desses acidentes ocorre nos momentos em que os pais se descuidam da vigilância, como na hora do almoço.
Por: Rafael Nunes/Liberdadenews
Matéria relacionada
Adolescente de 17 anos morre afogado no Rio Itanhém fundos do Clube Floresta em Teixeira de Freitas