Nova Viçosa: É crescente o número de crimes cometidos por motociclistas pelo país. Dados estatísticos demonstram um aumento significativo do número de ocorrências, especialmente, de assaltos e homicídios, cujos criminosos utilizaram motocicletas para cometerem tais crimes e posteriormente fugirem com mais facilidade. O aumento desses tipos de crimes e também da produção de motocicletas, motonetas e ciclomotores no país, têm exigido dos órgãos de Segurança Pública novas estratégias para a prevenção desses delitos.
Diante da crescente fabricação de motocicletas e as dificuldades de locomoção das viaturas comuns, desde os anos 80, que a polícia tem integrado em sua corporação, grupos táticos especializados em motopatrulhamento. E a Polícia Militar da Bahia tem uma equipe diferenciada para o combate ao crime. A ROTAM (Ronda Ostensiva Tático Motorizado). Os PMs que fazem ronda em cima de uma moto, conseguem resultados significativos, pois eles, chegam em locais de difícil acesso, tráfego e mobilidade, principalmente na periferia.
Por esse motivo, policiais CIPE Mata Atlântica (CAEMA), participaram de um curso intensivo em Posto da Mata – com os Rotans de Itabuna. O curso foi ministrado pelo Sgt° Bispo, acompanhado dos PMs Wadson Lopes e Wellington, e se encerrará nesta sexta-feira (29). “Acreditamos que o emprego de motocicletas adequadas, treinamentos específicos e procedimentos operacionais condizentes com a realidade atual poderão ser importantes para a prevenção e o combate à violência”, disse o Major França, Comandante da CAEMA.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews