Teixeira: No dia 04 de dezembro, comemora-se o Dia do Perito, que é uma profissão lembrada quase sempre em situações de morte violenta, o qual necessita de uma perícia. Porém o trabalho interno é enorme, com perícias em armas e drogas e demais materiais ligados a crimes. O profissional dessa área é um servidor público, policial, que pertence aos quadros dos Institutos de Criminalística e Órgãos de Polícia Científica, e outros da mesma ordem.
Esse dia foi escolhido em homenagem ao patrono dos peritos, Otacílio de Souza Filho. Otacílio nasceu no dia 04 de dezembro e morreu tragicamente, em 1976, após sofrer uma queda de um precipício, quando periciava duas mortes ocorridas em local de difícil acesso, no interior do Estado de Minas Gerais. A data foi aprovada pelos membros da Associação Brasileira de Criminalística durante o IV Congresso Nacional de Criminalística e passou a fazer parte do Estatuto da organização.
O trabalho dos peritos consiste em encontrar ou proporcionar a chamada prova técnica ou prova material, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos, bem como identificação humana através das papilas (digitais) e determinação da causa da morte (necropsia). Dentro do sistema moderno de investigação, a perícia é tão importante em um processo, que não são descartadas nem mesmo quando o réu é confesso, pois a prova material é incontestável.
O trabalho dos peritos é fundamental para que haja maior evidência dos fatos ocorridos. Grandes crimes têm sido desvendados com o auxílio pericial quando se consegue provar quem foi o autor do crime, quais armas foram utilizadas, como foi executada ação e até mesmo como a vítima se comportou durante o ocorrido. O Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas conta com 09 peritos, sendo 03 criminais, 05 técnicos e 01 médico legista, atendendo as 13 cidades que compõem a 8ª CRPT.
O Liberdade News parabeniza todos esses profissionais neste Dia do Perito e deseja muito sucesso na carreira e que estejam cada vez mais envolvidos no combate ao crime, pois quem ganha é a sociedade. “Sem perícia não há culpados... nem inocentes”...
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews