Teixeira de Freitas: A Defesa Civil, através das secretarias de Segurança com Cidadania, em parceria com a secretaria de Meio-Ambiente e o Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas, realizaram na manhã desta quarta-feira (04), Campanha de prevenção a afogamentos, sinalizando as margens do rio Itanhém com placas que chamam a atenção da população que utiliza os rios como locais de lazer.
Segundo o coordenador de Defesa Civil, Erik Moitinho, a colocação das 24 placas às margens do rio, visa criar um sistema de prevenção a acidentes por afogamento que proteja a população. “Nosso desejo é que o lazer nos nossos rios não se torne uma tragédia em nossa sociedade. Uma sociedade bem informada e mobilizada para a prevenção poderá evitar que tenhamos que lamentar por mais crianças e jovens vitimadas por afogamento em nossa cidade”, explicou ele.
Antes da colocação das placas, um estudo foi realizado para identificar os pontos com o maior número registrado de afogamentos. Com o início do verão este tipo de ocorrência aumenta, devido as pessoas buscarem mais os rios para se banharem.
O Sub tenente Oliveira, alerta aos banhistas que obedeçam a sinalização, e que nadem distâncias curtas, sempre na companhia de outro nadador, para evitar desgaste físico e câimbras, além disso, ele pede para que não façam brincadeiras perigosas dentro da água, bem como, antes de entrar na água procurem saber a profundidade, se tem correntezas e pedras. Finalizando, ele salienta “não entre na água se tiver consumindo bebida alcoólica, e o mais importante, não tente socorrer uma vítima se não dominar plenamente as técnicas de resgate, pois temos em nossos registro casos de dois ou três óbitos no mesmo local devido as tentativas frustradas de socorro”.
Por: Liberdadenews/Ascom