Teixeira de Freitas: Foi inaugurado, na manhã do dia 12 de dezembro, a Base de Apoio Operacional da CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional) da Polícia Militar no bairro Tancredo Neves de Teixeira de Freitas. Segundo o comandante do 13º Batalhão, o coronel Paulo Silveira, a base terá sempre a presença de policiais militares, em média três, além de equipes fazendo ronda pelas mediações constantemente.
Esse posto tem uma localidade estratégica, pois fica próximo a regiões consideradas com altos índices de violência, como o bairro Liberdade e o São Lourenço, além do próprio bairro Tancredo Neves. Essa construção da base foi feita a pedido dos próprios moradores que não suportavam mais a violência.
O coordenador Marcos Vinícius da 8º COORPIN, falou sobre esse importante passo que a PM dá no controle do crime. Ele acredita que a aproximação da polícia com a sociedade faz com a polícia conheça mais quais são os locais de maior incidência de crimes, como funciona, e fazendo o que se chama de repressão qualificada, tende a diminuir a criminalidade. Ele ver essa base como uma inovação e ainda tende a ser uma forma de melhorar os serviços.
O Tenente Abraão Farias Almeida Oliveira falou sobre a confiança que comunidade está tendo com a CETO, o que é resultado da qualidade dos serviços prestados. Hoje a população ajuda no trabalho dos profissionais da CETO, fazendo denuncias, informando sobre crimes que ocorrem na cidade.
De acordo com o coronel Paulo Silveira a PM tem esse perfil de estar sempre presente em diversos locais, sempre indo ao encontro das pessoas. Ele diz que dessa forma a polícia pode fazer um trabalho customizado, oferecendo o que a comunidade realmente precisa, agindo de forma coerente com a realidade de cada local e se adaptando a eles.
Os moradores do Tancredo Neves acompanharam de perto a inauguração e falaram da importância dessa presença da polícia militar constantemente no bairro. De acordo com o senhor Natanael de Jesus de Oliveira, desde que a PM começou a fazer a ronda pelo bairro a criminalidade diminuiu. Ele confia que essa diminuição da violência tende a ser constante e que as pessoas só tendem a ganhar com essa aproximação com a PM.
A mesma ideia é comungada pela jovem Roseane Lacerda que já teve a casa assaltada, já presenciou diversas ações criminosas no seu bairro, além da presença de usuários de drogas e agora com a presença do posto policial ela sente que tudo tende a ser resolvido e a vida dela e de sua família estarão mais seguras.
A Base foi reformada com o apoio do judiciário, segundo o juiz Argenildo Fernandes, e contou com o apoio de diversos parceiros, dentre eles o prefeito de Lajedão, o Betão, e o vereador Zé da Mata. Esteve presente, e foi homenageado, o Sinaldo Cancela, sargento da reserva do 13º Batalhão, que é um dos policiais fundadores da CETO. Também foram prestigiar o evento o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Bartolomeu Calheiros, o secretário de infraestrutura, Valdo Gusmão e o vereador Gilberto Lemos.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews