Teixeira de Freitas: O período de Natal, que deveria ser de festas e confraternizações, acabou sendo de muita dor e tristeza para muitas famílias da região. Segundo o perito coordenador do Departamento de Polícia Técnica, Dr. Manuel Garrido, em um período de 24 horas, entre os dias 24 e 25 de dezembro, 11 corpos, vítimas de morte violenta, passaram pelo IML, onde foram necropsiados e liberados aos familiares.
A maioria foram vítimas de homicídio. O primeiro homicídio que marcou este período sangrento de natal foi de Samuel Conceição Nascimento, 32 anos de idade, que foi assassinado a tiros no Povoado de Pedra D’Água, em Alcobaça. Logo no início da tarde, ainda no município de Alcobaça, na BA 001, uma carreta carregada de feijão tomba e dois “chapas”, identificados como Alesandro Pereira Loteira, 28 anos de idade e Juarez Aleixo, 44 anos.
O município de Itanhém registrou dois homicídios, sendo um na noite do dia 24 de dezembro, em que teve como vítima o jovem Gabriel Pereira Chaves, 18 anos de idade, vítima de disparo de arma de fogo. Já na manhã de natal (25), populares encontraram o corpo do vaqueiro, Gilson da Silva Portugal, 45 anos de idade. Gilson foi brutalmente assassinado a golpes de instrumento corto-contundente, possivelmente faca ou foice.
Na madrugada do dia 25, três menores da mesma família foram alvejados a tiros nas imediações de um campo de futebol, localizado no Bairro Liberdade II. Josevaldo Moreira Santos, 17 anos e Luiz Felipe Santos Lima, 10 anos de idade (sobrinho de Josevaldo) morreram no local da ação e Gildásio Moreira Santos, 15 anos de idade (irmão do Josevaldo) foi socorrido com vida ao HMTF e encontra-se em estado grave.
No distrito de Argolo, município de Nova Viçosa, na manhã de quarta-feira (25), em meio aos eucaliptos, foi encontrado o corpo de Alcebiades Geraldo, 51 anos de idade, que foi morto a pauladas. E na noite de natal, o jovem Mateus da Silva Lima, 19 anos de idade, foi assassinado a tiros, enquanto lanchava com a mãe e a namorada, na Praça da pacata cidade de Ibirapuã. A mãe de Mateus, que tentou socorrê-lo, também foi alvejada na perna.
Além dessas 09 vítimas, mais duas pessoas morreram na cidade de Itamaraju no mesmo período, sendo uma mulher assassinada a pauladas e um jovem, vítima de afogamento. Um natal marcado pela dor e que nos leva a questionar o motivo de tanta barbárie. Fica o alerta para os próximos dias festivos de Fim de Ano. Evite beber e pegar estrada, não se embriague, evite provocações, e se for nadar, faça com segurança. A vida vale muito mais.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews