Teixeira de Freitas: Por volta das 21h00, desta sexta-feira, 10 de janeiro, policiais militares da CETO, apreenderam um menor de 17 anos de idade, com uma sacola, contendo um pó branco, semelhante à “cocaína”. A abordagem se deu na Rua África, no Bairro Liberdade I. Trata-se de Jonatas Lima de Oliveira, 17 anos de idade, morador da Rua Chile, no Liberdade I. Segundo os policiais, ao conduzir o menor para a delegacia, ele começou a se debater na viatura. A guarnição parou para ver e encontrou o Jonatas desacordado e babando.
Fizeram os primeiros socorros, tentaram desobstruir as vias respiratórias, mas sem sucesso. Em seguida encontraram na boca da vítima, uma sacola com pedras de “crack” e a removeram. Jonatas foi levado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde chegou sem sinais vitais. Possivelmente ao avistar a viatura, o menor colocou a sacola na boca e tentou engolir, enquanto tentou dispensar a outra sacola. Na sequência se engasgou com a sacola contendo "crack" e veio a óbito. Esse fato foi confirmado após a necropsia no IML.
De acordo com os exames realizados pela perita médica, “Ad Hoc”, Drª Cesarina Siqueira, Jonatas faleceu de asfixia por engasgamento. Em conversa com nossa equipe de reportagem, o perito criminal Marco Antônio Lima já havia informado que tudo indicava que o menor teria se engasgado, fato que foi confirmado na mesa de necropsia. A droga foi apresentada à delegada plantonista, Drª Waldiza Fernandes, que solicitou uma perícia de constatação de “cocaína” no Departamento de Polícia Técnica. Segundo a polícia, o menor já tinha duas passagens por tráfico e uma por roubo.
Segundo informação da família, o garoto já havia apresentado problemas com droga e era viciado, o qual vendia para manter o vício. Ainda segundo a família, o Jonatas teve um tempo recente em Belo Horizonte e já havia arrumado uma vaga em um Centro de Recuperação para fazer o tratamento contra o vício. Familiares informaram também que vai tomar todas as providências com relação ao acontecido. O caso está sendo investigado pela delegada Waldiza.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matéria relacionada
Menor tenta engolir drogas e morre de asfixia por engasgamento dentro de viatura em Teixeira