A Prefeitura de Teixeira de Freitas deu início nesta semana à Mobilização Teixeirense de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, em razão da data de 18 de maio (domingo), considerado o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
As atividades foram organizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e visam deixar o alerta para a sociedade, a fim de se proteger os mais vulneráveis e este tipo de violência. Estão envolvidos nas atividades órgãos como o Centro Referência Especializado em Assistência Social (Creas), os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), entidades educacionais, outras Secretarias Municipais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público e Governos Estadual e Federal.
Para a mobilização dos cidadãos, foi feita panfletagem em alguns pontos da cidade, levando informações sobre a violência sexual, o abuso sexual e a exploração sexual infanto-juvenil e a marca principal: “Esquecer é permitir, lembrar é combater”.
Nesta sexta-feira (16) o alerta será espalhado por meio de caminhada, às 7h30, a partir da praça da antiga Prefeitura, e a noite, às 19h, o encontro será na Câmara dos Vereadores, onde se fará reflexão sobre o tema e será feita prestação de contas sobre a semana de mobilização.
No sábado (17) a programação segue com a apresentação do Cine PSI, com o filme: Anjos do Sol, na Faculdade Pitágoras, às 14h. E, para fechar a semana, na segunda-feira (19) todos os envolvidos se dirigirão à Câmara de Vereadores para apresentação do Plano de Enfretamento.
Teixeira de Freitas é a principal cidade do extremo sul baiano e é cortada por importantes rodovias, recebendo diariamente centenas de pessoas, que trabalham no município, que estudam, pernoitam ou apenas passam. Esse grande fluxo é importante para que a mensagem da prevenção e enfrentamento seja propagada, por isso, cidadãos teixeirenses e visitantes são alvo da campanha para que as crianças e adolescentes sejam protegidos.
Por: Liberdadenews/Ascom