Teixeira de Freitas: A equipe da Secretaria de Assistência Social responsável pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) falou da Semana do Combate ao Trabalho Infantil, que está sendo promovida pela Prefeitura Municipal. As atividades começaram nesta terça-feira, 03 de junho e vão até o dia 12, do corrente mês, fazendo uma blitz educativa, próxima a antiga prefeitura. No dia 12 [dia do encerramento], também será comemorado o Dia Nacional do Combate ao Trabalho Infantil.
O maior obstáculo para o combate da exploração do trabalho infantil é o cultural, já que as pessoas pregam que “é melhor trabalhar do que roubar”, sendo que o melhor para a criança é estudar, ter lazer, direito à cultura, saúde e cidadania, como ressalta Fátima Ferreira Santos, assistente social e articuladora do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Teixeira de Freitas, ligado à Secretaria de Assistência Social
A legislação permite que adolescentes a partir dos 14 anos possam trabalhar através do programa Menor Aprendiz, mas não é todo o tipo de trabalho, já que trabalhos insalubres podem tirar além da saúde, a vontade da criança estudar. E também tem o fato de, se esses adolescentes trabalharem nas ruas, eles podem ficar vulneráveis a usos de entorpecentes, prostituição e outros crimes.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews