Teixeira de Freitas: A equipe do Liberdade News procurou o coordenador da 8ª COORPIN de Teixeira de Freitas, Dr. Marcus Vinícius, para saber como ficará a segurança de nossa cidade e região no período da Copa do Mundo de futebol, organizada pela FIFA, que tem mobilizado todo o país, e que nas próximas semanas irá receber pessoas de todos os cantos do mundo. Questionamos isso, especialmente pelo fato que Porto Seguro, cidade do Extremo Sul Baiano, irá acolher uma seleção e que, por esse motivo, terá uma atenção especial por parte das autoridades de segurança pública.
De acordo com o coordenador, foram solicitados reforços da Polícia Civil, que acontecerá através de escalas que dá condições a um pagamento extraordinário [horas extras]. Ou seja, no período que o profissional estaria de descanso, ele irá trabalhar naquele período e volta a trabalhar no seu local de origem, sem prejudicar a prestação de serviço na cidade onde trabalha. Até mesmo o coordenador Marcus Vinícius está escalado para dar uma atenção especial em Porto Seguro, neste período. Mas, segundo ele, não haverá nenhum ato que prejudique a segurança em Teixeira.
Ainda segundo o coordenador, há a presença ostensiva da Polícia Militar nas ruas de Teixeira e toda região, tanto que continuam fazendo prisões na região e dando segurança à cidade, embora, nos últimos dias o número de crimes, como roubo e assassinato tem diminuído consideravelmente em número de ocorrências.
Houve um treinamento especial para o policiamento nessa época de Copa, para evitar ações criminosas e também para que os mesmos saibam lidar com possíveis atos de vandalismo e de protestos, que possa haver nos locais de jogos e de descanso para as seleções de todo o mundo que vem para o Brasil.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews