Teixeira de Freitas: O MST ( Movimentos dos Sem Terra) invadiu na madrugada deste sábado, 05 de julho, a Fazenda Santa Rita, no município de Teixeira de Freitas. De acordo com Juliano, empregador da empresa J.U, cerca de 50 pessoas, entre elas, algumas armadas, renderam dois seguranças, os amarraram no chão, onde permaneceram por cerca de uma hora, tomaram suas armas e tomaram posse das terras, impedindo entrada de qualquer trabalhador.
A fazenda é produtiva, conta com cerca de 500 hectares de terras, dos quais, quase a sua totalidade está com o plantio de café, pronto para colheita. Juliano revela ainda, que o movimento tomou posse ainda de 07 tratores e 03 roçadeiras. A fazenda passou por uma reintegração de posse, há menos de 90 dias, quando através de uma liminar judicial foi devolvida a propriedade ao seu dono.
Revoltados com a situação, 06 ônibus com cerca de 200 trabalhadores, acamparam pela manhã na porta do 13º BPM, em Teixeira de Freitas. O Tenente Coronel, Paulo da Silveira, atendeu aos empregadores e revelou que já manteve contato com o a coordenação central do movimento em Salvador e que está negociando a entrega do maquinário. Quanto à desocupação, somente através de medida judicial poderá ser feita.
Há denúncias ainda de que, líderes do movimento estão colhendo e vendendo o café da propriedade, e danificando o maquinário. Com prejuízo estimado em cerca de R$ 15,000.00 (quinze mil reais) diários, os empregadores alegam não saber o que fazer para pagar os mais de duzentos funcionários que trabalham de carteira assinada para a empresa.
Por: Viviane Moreira/Liberdadenews