Teixeira de Freitas: Após várias denúncias envolvendo o Conselho Tutelar de Teixeira de Freitas, por não está atendendo casos graves, e os telefones nunca estão disponíveis. A presidente Michele Rezende Ricardo e a conselheira Natália Freitas, resolveram esclarecer o que estão passando e os motivos de não estarem atendendo a demanda de mais de 150 mil habitantes, ficando inúmeros de casos arquivados.
“Mediante as notícias que têm circulado nos meios de comunicação locais e que tem afetado negativamente a imagem do Conselho Tutelar resolvemos esclarecer à sociedade a atual situação em que este órgão se encontra”, argumenta a presidente Michele.
A presidente destaca a insuficiência de um único Conselho Tutelar para atender a uma população de mais de 150mil habitantes. “Conforme preconiza a resolução 139 do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) a proporção indicadaé de um Conselho Tutelar a cada 100 mil habitantes, ou seja, o Conselho Tutelar de Teixeira de Freitas tem medido esforços na tentativa de atender a demanda que deveria ser dividida entre dois Conselhos”. Disse.
Ainda, ressalta que o órgão tem apenas um único veículo para atender toda à cidade e seis distritos, o que é insuficiente, e que hoje este carro está no conserto. E que outro veículo que teria sido “entregue” pelo deputado Amauri Teixeira, mas que elas não sabem nem a cor, não receberam, e se de fato tivessem recebido estaria ajudando muito. “Outro problema que enfrentamos, é a quantidade de conselheiros que é insuficiente. O celular do plantão também se encontra sem créditos para fazer contato, e teríamos que ter um veículo disponível para este órgão em caráter de 24 horas, o que nem sempre ocorre, por isso para atendermos alguns casos emergenciais usamos carro e celular particular, ideal também seria uma linha gratuita de serviço 0800”, argumenta a conselheira Natália Freitas.
A presidente destacou o caso que ocorreu recentemente publicado no site Liberdade News, matéria do dia 11 de julho de 2014 onde uma criança de aproximadamente 02 anos de idade foi espancada pelo genitor, o Conselho Tutelar foi acionado e a conselheira Plantonista daquele dia devido a emergência da situação atendeu a denúncia em seu carro pessoal, pois o Conselho Tutelar se encontra sem carro desde o dia 07 de julho até a presente data do dia 18 de julho.
E já no caso da criança que teve a face queimada e se encontrava na UMMI no dia 12 de julho (sábado) as 22h00, o site Liberdade News afirma que o Conselho Tutelar foi procurado nos telefones “considerados plantonistas” (73) 9987-8480 e (73) 3011-2736 e no endereço da sede, porem não conseguiram falar com ninguém. “Esclarecemos que desde o dia 30 de junho até o dia 13 de julho o Conselho Tutelar ficou incomunicável após horário comercial devido ao fato de um Conselheiro ter sido assaltado, conforme boletim de ocorrência. Destaco ainda, que se os problemas não forem resolvidos teremos que fechar as portas”, ressalta a presidente.
Nossa equipe tentou por diversas vezes falar com o deputado Amauri Teixeira para esclarecer sobre este veículo que é de uma emenda do deputado que beneficiou 6 municípios com kits para o conselho tutelar, e não conseguimos, então entramos em contato com o vereador Edinaldo Resende, que prontamente nos atendeu e disse que o veículo está liberado na loja Topvel, e que só depende do prefeito João Bosco ou do secretário de assistência social, retirar e entregar ao conselho.
Os números do conselho são (73) 9987-8480 é o único contato para o plantão e o (73) 3011-2736 é o numero da sede que funciona apenas em horário comercial.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews