O diretor do conjunto penal de Teixeira de Freitas coronel Calheiros, falou com exclusividade ao portal liberdadenews, sobre o seu trabalho a frente deste presídio que abriga presos de toda a região do extremo sul da Bahia. A entrevista foi concedida dentro do presídio ao repórter Edvaldo Alves:
Edvaldo Alves: Coronel seja bem vindo ao liberdadenews.
Coronel Calheiros: Uma satisfação falar a esse novo veiculo de comunicação de Teixeira de Freitas, inicialmente é importante dizer que o conjunto penal de Teixeira de Freitas foi instalado em 2001, preparado para abrigar 316 presos hoje abriga 624 ou seja praticamente o dobro do previsto, temos aqui 2 alas, as alas A e B, um mine presídio e um albergue, temos também várias empresas que usa o espaço, a estrutura e a área do presídio, oferecendo em contra partida trabalho e absolvendo a mão de obra dos encarcerados, são seis empresas parceiras em vários segmentos e temos internos do semi aberto que trabalha em empresas fora do presídio.
Edvaldo Alves: Quais os presos que tem acesso as essas empresas?
Coronel Calheiros: As empresas que funcionam aqui dentro do presidio os do regime fechado e a empresas fora do presídio os presos do regime semi aberto.
Edvaldo Alves: Eles São remunerados?
Coronel Calheiros: São remunerados, eles tem a possibilidade de ajudar a sua família, e alem do salário eles têm a remissão por dias trabalhados, então eles têm a oportunidade de ajudar a família e de reduzir a sua pena.
Edvaldo Alves: Existe possibilidade do presídio de Teixeira de Freitas receber mais presos?
Coronel Calheiros: Tecnicamente não deveria receber, mas em casos extremos como uma cadeia depredada por rebelião, e que não há possibilidade de custodiar os seus presos e também dependendo da quantidade recebemos aqui, se a quantidade for muita, transferimos para os presídios de Itabuna ou Feira de Santana se for o caso.
Edvaldo Alves: Coronel obrigado pela sua participação aqui no portal liberdadenews.
Coronel Calheiros: Eu agradeço a oportunidade e dizer que estamos aqui à disposição do Sistema Liberdade de Comunicação e também da sociedade Teixeirense de um modo geral, uma abraço a todos.
Redação: Liberdadenews.com.br