Teixeira de Freitas: Os familiares do fazendeiro Raimundo Domingos dos Santos, de 54 anos, dono da Fazenda Cachoeirinha, do município de Itabela, que se encontra desaparecido desde o ultimo sábado (09/08), voltaram a mobilizar os órgãos de segurança e imprensa, pedindo agilidade nas buscas. De acordo com testemunhas, Raimundo teria sido rendido por homens armados assim que chegou à fazenda no sábado.
A área em que se encontra a fazenda tem constantes conflitos entre grupos indígenas e proprietários rurais, em que muitas vezes os índios ocupam fazendas e exigem novas demarcações de terras. O irmão do fazendeiro, o senhor Antônio Domingos dos Santos, disse que entrou em contato com a Funai no domingo (10) e foi informado que o seu irmão estava vivo e estava com os índios. Mas a imprensa local de Eunápolis não conseguiu contato com o representante da Funai no endereço da sede.
Dr. Eriosvaldo Renovato Dias, Delegado da Polícia Federal, disse que uma equipe da Polícia Federal foi até a fazenda e a residências próximas da localidade, onde teria acontecido o suposto sequestro, e não encontrou o fazendeiro. Os índios que estão ainda ocupando a localidade disseram não saber de nada sobre o assunto. O carro do fazendeiro ainda se encontra desaparecido, um Saveiro, de cor branca, ano 2005, placa policial MOY 8782, licenciado em Linhares. E o delegado também falou ainda não ter encontrado.
Familiares do fazendeiro pedem ainda a ajuda da CAEMA nesse caso, o que, de acordo com major Anacleto França, depende de orientações de superiores para que uma operação seja feita nos locais onde o fazendeiro possa ter sido levado. A família disse que o fazendeiro teria ido a propriedade a convite de um cacique que ocupou a fazenda. Ele e um amigo foram rendidos na Fazenda Brasília, que é vizinha da propriedade de Raimundo, porém a testemunha conseguiu fugir dos ataques. Familiares disseram que até o momento ainda não foi pedido nenhum valor para resgate.
Por: Petrina Nunes e Mirian Ferreira/Liberdadenews