Teixeira de Freitas: Durante esta quinta-feira, 14 de agosto, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) realizou no auditório da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, um encontro regional para a formação de conselheiras municipais, de forma que fossem socializados os procedimentos e atitudes inerentes às atribuições de conselhos voltados à proteção dos direitos da mulher. Por exemplo, como deve ser recebido um caso de violência doméstica, qual o tratamento, leis e medidas cabíveis para proteção da vítima.
Dentre os convidados estava a Noélia Pires, que é conselheira estadual do CDDM. Noélia disse que além da formação de conselheiras, outras pessoas de grupos ligados aos interesses das mulheres poderiam ir a esses locais. A delegada Kátia Cielber Guimarães Garcia, da Delegacia da Mulher (DEAM) de Teixeira de Freitas, foi até o evento e reconheceu a importância de momentos como esse para dar visibilidade às necessidades de grupos de luta pelos direitos da mulher, como a estruturação da delegacia e do conselho.
Segundo a representante do Conselho Municipal da Mulher, Katiane Rosa de Souza, esse evento fortalece a busca por efetivação de políticas públicas voltadas à mulher. Apesar do número de denúncias sobre a violência contra a mulher ser grande, nem sempre é percebido a atuação do conselho em nosso município e ainda falta divulgação de eventos promovidos por ele. Katiane diz ainda que quem tiver denúncias sobre o caso ou precisar de apoio, pode procurar o Conselho Tutelar, a Assistência Social do município pelo telefone (73) 3011 2705 ou o próprio Conselho da Mulher que atende pelo número (73) 3011 2754.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews