Teixeira de Freitas: No fim da manhã desta sexta-feira, 15 de agosto, policiais da CIPPA (Companhia Independente de Policia de Proteção Ambiental), que são do batalhão de Porto Seguro/BA, compareceram à sede da 8ª COORPIN em Teixeira de Freitas, onde apresentaram grande quantidade de madeira nativa apreendida nesta sexta-feira (15). Os militares, sob o comando do Sub. Tenente Marcos Fonseca, se deslocaram até a propriedade rural [Fazenda Peão do Meio], em Pouso Alegre/Pixixica, onde ao entrarem na propriedade notaram diversos pedaços de madeira.
Dando continuidade a ocorrência, e como possuem grande conhecimento, os policias perceberam que se tratava de madeira nativa da Mata Atlântica. Segundo o Sub Tenente Fonseca, trata-se de Braúna e Pindaíba, duas espécies muito usadas para construção de cercas de propriedades rurais. Madeiras essas que já se encontram com dificuldade, por conta do desmatamento clandestino. “São madeiras muito usadas por fazendeiros, pois são fortes e resistentes. Mas, essa ação mostra o quanto a natureza está sendo vítima da degradação do homem”, disse o militar.
O proprietário da fazenda não foi encontrado, e os soldados, Patrício Marcelino e Alves, disseram que o gerente da fazenda irá até à Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas para prestar esclarecimentos. A madeira foi submetida à análise pelo Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas, sob o comando do Perito Manuel Garrido, onde teve a comprovação que se trata mesmo de madeira nativa. Segundo o perito, trata-se de 12 a 14 metros cúbicos de madeira nativa.
O comandante da CIPPA disse que a madeira será encaminhada para o município de Alcobaça/BA, e será apresentada na delegacia local.
Por: Rafael Vedra/Liberdadenews