Teixeira de Freitas: Por volta das 12h00, desta segunda-feira, 08 de setembro, os moradores do Bairro Colina Verde obstruíram uma das principais avenidas do bairro. Trata-se da ladeira da Av. Adonias Filho, que teve as obras de asfaltamento iniciadas, mas que ainda não foram concluídas. De acordo com Dona Simone, moradora de uma das ruas próximas à ladeira, há muito tempo vem sendo prometido o asfaltamento e iluminação da ladeira, coisa que ainda não aconteceu.
Ainda segundo a moradora, os trabalhos já foram iniciados, mas as obras pararam e não foi explicado o motivo. Simone diz que “não tem quase nada que serve dentro de casa, por causa de tanta poeira que vem da ladeira e seu filho só anda doente”. Ela também disse que um jovem que andava de bicicleta morreu quando descia a ladeira, ao colidir sua bicicleta em um veículo. Outra moradora, Taís, explicou que essa obra já foi reivindicada em outros manifestos e em reunião com o prefeito.
“Na reunião foi decido que a prefeitura municipal iria asfaltar a ladeira inteira. Depois eles avisaram que seria somente uma parte da via pública, mas nem isso foi feito”, disse Taís. Também há uma área que deveria ser de preservação ambiental, uma nascente, mas tem sido constantemente poluída, além de ter constantes queimadas nas vegetações que deveriam protegê-la. “Ninguém tem respeito com nada em relação aos problemas do Colina Verde”, desabafou a moradora.
“As pessoas passam de ônibus e de carro e faltam matar os pedestres e motociclista, desviando dos buracos. A falta de respeito é muito grande para com os moradores do bairro. E quanto à nascente, eu queria que fosse reflorestada, que fosse cercada”, acrescentou Taís. A conversa com os moradores aconteceu durante a manifestação. Ainda durante o protesto, uma equipe da secretaria de obras do município enviou uma máquina para retirar os objetos que os moradores utilizaram para obstruir as ruas.
Eles usaram pneus, armários e madeira e colocaram fogo em tudo. Também planejavam ainda durante este dia 08, fechar a outra ladeira do bairro e incendiar mais objetos. Nossa equipe de reportagem entrou em contato com o prefeito João Bosco, e ele nos afirmou que já enviou máquinas para o bairro, onde será dado prosseguimento às obras.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews