Teixeira de Freitas: As distâncias que eram barreiras para o avanço do desenvolvimento econômico de cidades, estados e países, já foram vencidas com o advento dos transportes aéreos. Hoje, este meio de transporte, por ser mais rápido, confortável e seguro está tendo cada vez mais adeptos. E cidades em constante crescimento, como Teixeira de Freitas, precisam cada vez mais da utilização do transporte aéreo comercial.
As companhias aéreas oferecem cada vez mais vantagens para seus clientes e voar deixou de ser algo exclusivo das classes altas e acabou se popularizando e ganhando as grandes massas. O Aeroporto foi inaugurado em 9 de maio de 1990, data de aniversário da cidade e recebeu esta data como seu nome [9 de Maio]. Durante muitos anos, contou apenas com um precário terminal de passageiros e a pista de terra batida.
No ano de 2000 o aeroporto foi totalmente reformado, tendo a pista de pouso asfaltada e o terminal de passageiros ampliado. Em 2002, por motivos financeiros, os voos comerciais foram interrompidos passando a receber somente voos particulares. Durante toda essa fase inicial o aeroporto só teve voos de aviões de pequeno porte, como o EMB-110 Bandeirante, com 12 assentos.
Nesse período sem voos, diversos políticos tentaram chamar a atenção para a necessidade da reativação do aeroporto de Teixeira de Freitas e em 2013, o recém-eleito prefeito João Bosco Bittencourt, retomou os trabalhos para que os voos acontecessem. Com um grande esforço, envolvimento e dedicação, o aeroporto passou por várias reformas para atender as normas da ANAC, INFRAERO e AGERBA.
Após muitas viagens a Salvador e Brasília, e depois de um longo processo de reformas, homologações e de negociação com empresas aéreas, foi definido que os voos comerciais seriam retomados. O primeiro voo comercial, ligando a cidade de Teixeira de Freitas ao aeroporto de Confins em Belo Horizonte foi marcado para 29 de setembro de 2014. Nesta manhã de quarta-feira, 10 de setembro, foi realizado em Teixeira, o voo inaugural.
Esse voo marca o início de uma nova era para a cidade, que alavancará o turismo, o comércio e a economia regional. A companhia a realizar os voos será a Azul Linhas Aéreas Brasileiras. O voo inaugural contou com a presença de Ronaldo Veras, Relações Institucionais da Azul, que informou que tudo está pronto para o primeiro voo no fim deste mês. “Estamos dispondo de modernas aeronaves ATR 72-600, com 70 lugares”, disse Ronaldo.
Ainda segundo o Relações Institucionais, a Bahia é o terceiro estado em número de movimentações da empresa, sendo 10 municípios atendidos no Estado. Os voos em Teixeira sairão às 17h00, todas as segundas, quartas e sextas, com destino a Belo Horizonte, conectando 30 destinos diretos. “Nosso forte é o conforto e a segurança, com tarifas acessíveis a todos”, acrescentou Ronaldo.
Uma multidão compareceu ao Aeroporto 9 de Maio para prestigiar o Voo Inaugural. Lideranças políticas regional e estadual, representantes de classe, empresários, representantes da Segurança Pública do Judiciário e a população em geral. O evento contou também com a apresentação da Orquestra Municipal “Orquestrando Futuros”.
Por: Edvaldo Alves e Mirian Ferreira/Liberdadenews